Beleza Extraordinária

Qual é o seu tipo de pele? Confira dicas para descobrir se seu rosto é oleoso, seco, misto ou normal

  • A pele oleosa apresenta poros largos e aparência brilhosa em todo o rosto (Foto: Pixelformula)
  • A pele seca pode apresentar aspereza e sensibilidade (Foto: Pixelformula)
  • A pele mista tem oleosidade excessiva na testa, queixo e nariz (Foto: Pixelformula)
  • Mais rara, a pele normal é confortável ao toque e não tem poros aparentes (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
A pele oleosa apresenta poros largos e aparência brilhosa em todo o rosto (Foto: Pixelformula)
  • A pele oleosa apresenta poros largos e aparência brilhosa em todo o rosto (Foto: Pixelformula)
  • A pele seca pode apresentar aspereza e sensibilidade (Foto: Pixelformula)
  • A pele mista tem oleosidade excessiva na testa, queixo e nariz (Foto: Pixelformula)
  • Mais rara, a pele normal é confortável ao toque e não tem poros aparentes (Foto: Pixelformula)

Saber se a sua pele é seca, oleosa, mista ou normal é essencial para definir os melhores produtos a usar da hora de combater as espinhas, apagar as rugas e tratar de outros problemas como manchas de sol no rosto ou descamação. No entanto, muitas mulheres não sabem distinguir o seu tipo de pele e na hora de cuidar da beleza, acabam cometendo alguns erros fatais. Se você é uma delas, confira o guia e descubra o seu!

Brilho excessivo + sensação gordurosa no rosto inteiro: OLEOSA

O que é?

A pele oleosa é aquela que parece estar sempre gordurosa e com uma sensação "grudenta" ao toque. Ela tem os poros bastante evidentes e abertos, deixando as impurezas entrarem com maior facilidade. Isso faz com que este tipo de pele também apresente cravos e espinhas com frequência.

Como tratar?

As donas de pele oleosa devem apostar na lavagem com gel específico três vezes ao dia, para evitar acumular resíduos nos poros e manter o rosto limpo e sequinho. O tônico adstringente também é importante e a hidratação com um produto de toque seco e à base de água é essencial para manter a oleosidade sob controle. A pele oleosa também costuma ter tendência à acne, por isso vale investir em produtos como o gel secativo.

Sensibilidade + aspreza + coceira: SECA

O que é?

A pele seca tem uma aparência baça, sem vida e pode ser um pouco áspera ao toque. Geralmente, quem tem pele deste tipo também a tem bastante sensível e pode sofrer com problemas como descamação. A falta de hidratação também causa coceira frequente. 

Como tratar?

Para se manter saudável, a pele seca necessita de mais água e óleo, por isso é muito importante não usar produtos muito adstringentes na sua limpeza. A água micelar é a mais indicada para o seu cuidado, seguida de um hidratante bem cremoso e enriquecido com vitamina E. 

Poros abertos + brilho excessivo na zona "T": MISTA

O que é:

Mais comum de todos os tipos de pele, a mista conta com duas texturas: a oleosa e a seca ou normal. A zona "T", que representa a testa, nariz e queixo, apresenta brilho excessivo e sensação gordurosa, enquanto as bochechas podem ser normais ou secas.

Como tratar: 

Ao contrário do que se possa pensar, a pele mista não necessita de dois cuidados diferentes. Ela deve ser lavada duas vezes ao dia com um sabonete para pele oleosa ou mista e logo em seguida hidratada com uma fórmula leve. As espinhas e cravos que podem surgir na zona "T" devem ser combatidas de modo localizado, com um produto enriquecido com ácido salicílico.

Textura lisa + sem poros aparentes + sensação confortável: NORMAL 

O que é: 

A pele normal é também a mais rara e aparece quase sempre em crianças e bebês. No entanto, algumas mulheres têm este tipo de pele, que é confortável ao toque, não apresenta oleosidade, ressecamento ou aspereza, por possuir um perfeito equilíbrio de água e óleo.

Como tratar:

Este tipo de pele é a mais fácil de tratar, já que apenas precisa de cuidados de rotina e anti-idade. É importante lavar sempre com produtos suaves e hidratar, além de proteger com um filtro solar de FPS 30 todos os dias e investir num bom anti-rugas.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais