Beleza Extraordinária

Qual a função dos íons nas chapinhas e secadores?

  • Ferramentas de beleza com ións dão mais brilho e maciez aos fios
Tela cheia
Previous Next
Ferramentas de beleza com ións dão mais brilho e maciez aos fios

Se antes o secador e a chapinha alisavam o cabelo apenas na base do calor, hoje eles têm aliados que facilitam a função de deixar os fios escorridos. Termos que parecem ter saído direto da aula de química para a sua penteadeira, como os íons, prometem ajudar secadores e chapinhas a diminuir o frizz e deixar os fios mais macios e brilhantes .

Os íons são átomos ou agrupamentos de átomos com excesso de carga elétrica, negativas ou positivas. "O íon pode ser encontrado de algumas formas nesses produtos, desde a turmalina, que potencializa a ação dos ións negativos, até uma bobina, que garante uma absorção maior nos fios porque a emissão é mais forte", explicou o técnico da Taiff, André Marques

Íons negativos deixam o cabelo mais macio e brilhoso

As pranchas e secadores ionizados geralmente possuem carga negativa e não costumam ressecar ou quebrar as madeixas porque sua polarização se liga à carga do cabelo, neutralizando os fios contra a umidade e outras agressões externas, deixando as madeixas lisas e sem fios rebeldes durante o processo.

O técnico ensina que esses ións carregados negativamente ajudam a selar a cutícula e exterminar o frizz para manter os fios lisos por mais tempo : "Os cabelos ficam com mais brilho e menos embaraçados. Os íons também transformam a umidade externa em micro partículas de água que fecham as cutículas, acelerando a secagem e protegendo a hidratação natural do fio".

Íons positivos ajudam em tratamentos capilares

Os íons positivos não são tão populares quanto os negativos, mas ajudam em tratamentos que precisam ser absorvidos pelas fibras capilares. "Como abre as cutículas, esse tipo de potência é usado antes da química ou de colorações, o que facilita a entrada dos ativos no cabelo. E a vantagem é que não é preciso comprar um secador ou chapinha que só tenha essa tipo de íon, existem no mercado opções que têm as duas versões", explicou André.

Produtos essenciais antes e depois da escova

Mesmo com a tecnologia da ionização nos secadores e chapinhas, é preciso investir em protetores térmicos que preservem os fios do calor. O cuidado pós-escova também é importante, por isso é recomendado usar produtos como os óleos capilares, que formam uma película contra a umidade e previnem o aparecimento dos frizz.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação