Beleza Extraordinária

Qual a função do ácido hialurônico na pele?

  •   Ácido hialurônico: saiba como age o ativo anti-idade na pele do rosto   (Foto: Instagram @syanalaniyan)
Tela cheia
Previous Next
Ácido hialurônico: saiba como age o ativo anti-idade na pele do rosto (Foto: Instagram @syanalaniyan)

O ácido hialurônico é o ativo anti-idade para a pele favorito da vez! Entre os dermatologistas, é conhecido como multifuncional: hidrata todos os tipos de pele, deixa o rosto liso e macio, suaviza rugas ao redor da boca e dos olhos, preenche olheiras e dá firmeza às bochechas. Para quem ainda não tem esses sinais de envelhecimento, o ácido hialurônico também é ótimo porque previne rugas futuras.

O melhor de tudo é que os produtinhos à base do ácido fazem isso em pouquíssimo tempo: os cremes, por exemplo, dão os primeiros resultados em 30 dias, enquanto as máscaras faciais com o ativo melhoram a textura da pele quase instantaneamente. No consultório, as aplicações com o ácido são para quem quer um resultado ainda mais imediato.

Se você chegou até aqui, já viu que as funções do ácido são muitas, né? Na matéria, a gente te conta como este it-ingrediente age na pele!

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar produzida naturalmente pelo nosso corpo. Ele age fazendo a retenção de líquidos, ou seja, uma pele com alta concentração de do ativo é uma pele bem hidratada. Além disso, o ácido age na composição do colágeno, que é a proteína que dá firmeza à pele. Por isso, ele é usado na redução de rugas e linhas de expressão.

Só que a produção do ácido e do colágeno no organismo vai decaindo por volta dos 25 ou 30 anos - dependendo da genética de cada pessoa. E é por isso que o ativo aparece nos produtinhos de beleza: para devolver a firmeza da cútis e mandar embora os sinais de envelhecimento na pele. A boa fama do ácido é que, por ser natural do organismo, o risco de rejeição, irritação ou alergia é bem baixo.

Ácido hialurônico: para que serve o ativo na pele? 

Se você se pergunta para que serve o ácido hialurônico, a resposta é simples: sua principal função é preencher o espaço entre as células. Este espaço é formado justamente pelas rugas e linhas de expressão, que não deixam a pele ficar lisa. Com o uso do ácido, a pele fica mais uniforme.

O ingrediente também garante uma hidratação profunda em todos os tipos de pele, até mesmo nas mais oleosas. É importante dizer que hidratar a pele não é só uma necessidade das peles secas, viu? Quando ela está hidratada, produz óleo na medida certa, evitando o efeito rebote e o entupimento dos poros. 

Outra função do ácido hialurônico é que ele é eficiente na prevenção dos sinais de envelhecimento. Se você não sofre com o temido bigode chinês ou com os pés de galinha na área dos olhos, dá para aproveitar o ingrediente para adiar esses sinais por muito mais tempo!

Creme com ácido hialurônico une hidratação e antienvelhecimento 

O ácido hialurônico num creme faz a reposição do ativo na pele do rosto e os resultados de pele hidratada aparecem em poucos dias. Já a redução das rugas e flacidez acontece em cerca de 30 dias - mas é importante ter uma rotina de skincare regrada! A tecnologia conta com moléculas reduzidas que atravessam a derme, hidratando a pele de forma poderosa e devolvendo a elasticidade da cútis.

O creme com ácido hialurônico existe nas versões diurna e noturna: você pode ter os dois para um tratamento intenso e mais rápido ou apostar no que melhor se encaixa na sua rotina. O creme diurno deve ser combinado com o filtro solar para proteger a pele do envelhecimento causado pelo sol.  

Ácido hialurônico: olheiras podem ser tratadas com creme para a região

A pele da região dos olhos é mais fina do que o restante do rosto e, por isso, existem cremes específicos à base do ativo. Eles agem preenchendo os sulcos formados na região das olheiras, garantindo que elas voltem a ter uma textura mais tonificada e firme, além de mais clarinha. 

Assim como o creme facial, os resultados do creme com ácido hialurônico nas olheiras e região dos olhos são rápidos: já nas primeiras aplicações, a pele fica mais firme e tonificada. Em 30 dias, as rugas e os pés de galinha são reduzidos. 

Ácido hialurônico: máscara de tecido traz resultados bem rápidos

A máscara facial de tecido com o ativo virou favorita das apaixonadas por skincare por ter uma ação antirrugas e anti-idade mais instantânea. Enquanto os cremes são de uso contínuo e diário, a máscara, composta por ácido hialurônico em forma de sérum, ou seja, em textura líquida, é um tratamento mais pontual, e seus resultados são mais rápidos e visíveis. 

O sérum de ácido hialurônico penetra na pele e preenche os sulcos, deixando a cútis mais lisa. A máscara pode ser usada uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do seu tipo de pele. Basta acomodá-la no rosto e aguardar 10 minutinhos para o produto agir. Depois, é só aproveitar o efeito de pele mais firme e aparência radiante!


Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação