Beleza Extraordinária

Qual a função da hidratação capilar? Descubra a importância do tratamento para os cabelos

  • Quer apostar na hidratação? Confira como a técnica entrega maciez, brilho e tira o frizz dos cabelos (Foto: Instagram @alatorreee)
  • A hidratação consegue devolver o brilho e a maciez aos cabelos com química, como a coloração (Foto: Instagram @indiabatson)
  • Nos cabelos cacheados, a hidratação define melhor os cachos e protege os fios do frizz (Foto: Instagram @salsalhair)
Tela cheia
Previous Next
Quer apostar na hidratação? Confira como a técnica entrega maciez, brilho e tira o frizz dos cabelos (Foto: Instagram @alatorreee)
  • Quer apostar na hidratação? Confira como a técnica entrega maciez, brilho e tira o frizz dos cabelos (Foto: Instagram @alatorreee)
  • A hidratação consegue devolver o brilho e a maciez aos cabelos com química, como a coloração (Foto: Instagram @indiabatson)
  • Nos cabelos cacheados, a hidratação define melhor os cachos e protege os fios do frizz (Foto: Instagram @salsalhair)

Fazer hidratação no cabelo é a saída mais conhecida para driblar o ressecamento, as pontas duplas e o temido aspecto opaco dos fios! A técnica queridinha, que é feita em casa mesmo e só com uma máscara de tratamento, renova qualquer tipo de cabelo: lisos, cacheados, crespos e ondulados. 

Mas você sabe a real função da hidratação? Como o tratamento consegue melhorar os cabelos? Descubra na matéria! 

Hidratação devolve maciez, brilho e deixa os fios mais soltos

A hidratação existe para devolver água aos fios. É como acontece com a pele: com pouca água ou sem um creme corporal, ela fica ressecada e opaca. No cabelo, acontece a mesma coisa, já que a água é perdida todos os dias com a poluição, o vento, o uso de secador e da chapinha - além das escovas progressivas e da coloração. 

Como funciona na prática: o efeito real da água devolvida pela hidratação é a maciez, pontas seladas e fios com mais brilho. E ainda tem um bônus: os nutrientes das máscaras de hidratação, que podem ser a ceramidas, a queratina , o óleo de coco e componentes detox, por exemplo, ajudam a criar uma película em volta do fio para que ele não perca mais água. 

Nos lisos: o resultado são fios mais alinhados e soltinhos. O caimento das pontas fica mais natural. 

Nos cacheados: o frizz vai embora, as pontas ficam mais hidratadas e os cachos mais definidos, brilhosos e com um balanço natural.

Qual é a função da hidratação no cronograma capilar? 

Existem tratamentos que vão além da hidratação - e quem começa o cronograma capilar, seja por causa da transição capilar ou para reconstruir fios danificados, se depara com alguns, como a reconstrução, a nutrição e a umectação, por exemplo.

No cronograma, o papel da hidratação é o mesmo: repor água. Na prática, é como se ela abrisse caminho para os outros tratamentos, já que sem água, os cremes de reconstrução ou os óleos da nutrição tendem a não ser tão bem absorvidos.

Conclusão: a hidratação deve ser a primeira etapa do cronograma capilar e deve aparecer com mais frequência do que as outras etapas.

4 dicas para potencializar a hidratação no seu cabelo:

1. Você pode escolher o creme de hidratação de acordo com o tipo de fio, mas também pode acertar na fórmula de acordo com o que o seu cabelo precisa. Aqui, você encontra como escolher a melhor máscara!

2. Sem tempo para hidratar o cabelo? Aposte nas máscaras de hidratação que fazem efeito em 5 minutinhos. Não precisa nem de touca, como antigamente! 

3. Sempre que for fazer hidratação, use um pré-shampoo antes. Ele ajuda a abrir as cutículas do fio para o creme ser absorvido melhor.

4. A hidratação pode ser sua melhor amiga na transição capilar: ela deixa o cacho novo sem frizz e mais saudável, melhorando a aparência das 2 texturas como um todo. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!