Beleza Extraordinária

Qual a função da amônia na tinta de cabelo? Saiba o que é e para que serve

  • Você sabe por que as colorações têm amônia? (Foto: Instagram @chiutips)
  • Conheça a função da amônia nas colorações de cabelo (Foto: Instagram @denitslava)
  • A amônia faz parte das colorações permanentes (Foto: Instagram @beautybyttee)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe por que as colorações têm amônia? (Foto: Instagram @chiutips)
  • Você sabe por que as colorações têm amônia? (Foto: Instagram @chiutips)
  • Conheça a função da amônia nas colorações de cabelo (Foto: Instagram @denitslava)
  • A amônia faz parte das colorações permanentes (Foto: Instagram @beautybyttee)

É muito comum ouvir alguém falar sobre a amônia presente nas colorações de cabelo - e como ela pode danificar os fios. Mas afinal, você sabe o que é a amônia e para o que ela serve nas colorações? Ela pode mesmo prejudicar os fios? 

Se faz parte do time que não entende muito bem como a amônia funciona e por que ela é tão usada nas colorações, tudo bem. A maioria das pessoas também tá nesse time - mesmo quem já colore os fios. Por isso, a gente explica tudo o que você precisa saber para acabar com as dúvidas. Vem conferir!

Qual é o papel da amônia nas colorações?

A amônia é um composto químico muito comum nas colorações de cabelo. Ela age nos fios, abrindo as cutículas para permitir que a coloração entre com mais facilidade e garantindo uma melhor fixação da cor. Embora muitas vezes seja vista como vilã, a amônia é muito importante para deixar a cor bonita por mais tempo.

Por abrir as cutículas capilares, a amônia permite que o OX entre no córtex e remova os pigmentos de cor, clareando os fios Mas lembre-se, com a coloração permanente você só consegue alcançar até três tons abaixo da sua cor natural. Se quiser deixar o cabelo ainda mais claro, é preciso descolorir.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por IRISBEILIN (@irisbeilin) em

Conheça a diferença entre as colorações com e sem amônia

Como a amônia atua na fixação da cor, ela precisa estar presente em todas as colorações permanentes. Ou seja, se o seu objetivo é mudar a cor dos fios sem precisar retocar com tanta frequência, o ideal é apostar em um produto com amônia. Ele vai ter mais durabilidade nas suas madeixas e você só precisa retocar a raiz.

as colorações sem amônia são consideradas semipermanentes ou demipermanentes - também conhecidas como tonalizantes. Nesses casos, a cor fixa apenas nas cutículas ou ao redor do córtex - sem conseguir penetrar, por isso as colorações desbotam mais facilmente com o tempo, sendo necessário reaplicar a coloração para garantir a cor viva e com brilho.

Posso usar coloração com amônia depois de alisar os fios?

Para manter o seu cabelo saudável e forte, não é recomendado fazer mais de um procedimento químico em um curto intervalo de tempo. Isso vale para as colorações, alisamentos, relaxamentos ou qualquer outra química. Para não correr o risco de quebrar os fios, é indicado esperar no mínimo 3 semanas.

Depois desse tempo, você pode sim colorir as madeixas alisadas, mas sempre cuidando dos fios para mantê-los bem bonitos e saudáveis. Além disso, é importante lembrar que a química prévia pode influenciar no resultado da descoloração - que pode ser necessária para atingir tonalidades claras.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais