Beleza Extraordinária

Qual a diferença entre desamarelar e matizar o cabelo? Coloristas desvendam as principais dúvidas das técnicas para cabelos loiros

  • Entenda a diferença entre desamarelar e matizar os cabelos
Tela cheia
Previous Next
Entenda a diferença entre desamarelar e matizar os cabelos

A vontade de mudar o visual é constante entre as mulheres mais vaidosas, ainda mais quando o verão se aproxima. Colorir os cabelos é uma das formas mais eficientes de transformar o look para a estação, mas se a ideia for investir em fios mais claros, alguns cuidados se tornam essenciais para conquistar uma cor bonita. Muito além de descolorir as madeixas, as novas loiras muitas vezes precisam investir em técnicas para desamarelar ou matizar os fios, para então conseguirem a tonalidade desejada. Para acabar com as dúvidas na hora de escolher um dos procedimentos, os cabeleireiros Alê Crema e Viviane Siqueira, dos salões Jacques Janine e Pierre Louis Coiffeur, respectivamente, desvendaram as principais diferenças entre as técnicas. 

Entenda a diferença entre matizar e desamarelar os fios

Apesar de terem objetivos parecidos - neutralizar a cor dos cabelos - as duas técnicas tem processos bem diferentes. Segundo a colorista Viviane Siqueira, a matização costuma ser feita com a ajuda de um tonalizante. "Uso um tonalizante para neutralizar um tom, no caso o amarelo", explicou a especialista. Já o processo para desamarelar os fios, costuma ser mais simples. "Você utiliza de um produto mais cosmético, como máscara ou shampoo desamarelador, que neutraliza o amarelo suavemente", afirmou a colorista.

Quando apostar em cada uma das técnicas?

Para saber em qual das técnicas apostar para eliminar o efeito amarelado dos fios, o cabeleireiro Alê Crema afirma que é preciso levar em consideração o objetivo desejado. Se o visual mais amarelado surgiu após um tempo da descoloração, pelo desgaste dos fios e ação dos agentes externos, a dica é apostar na nova tonalização. "A vantagem da matização é que ela sela o fio do cabelo e ainda trata", explicou.

Já se a ideia for manter os fios sempre bonitos, Viviane Siqueira indica apostar nos produtos desamareladores. "Vale a pena usar semanalmente para evitar o amarelamento e o cabelo permanecer bonito", alertou.

Processos podem ser feitos em casa

Outra diferença entre os processos está nos locais onde podem ser feitos. Segundo os coloristas, o processo de tonalização deve ser feita com a ajuda de um profissional qualificado, evitando qualquer procedimento errado nas madeixas.  A manutenção dos fios loiros, no entanto, pode ser feita em casa, com a ajuda dos famosos shampoos roxos. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema