Beleza Extraordinária

Protetor térmico serve para proteger os cabelos do calor do sol? Como cuidar dos fios na praia e na piscina

  • No verão, cabelos naturalmente mais secos, como os cacheados e crespos, podem ficar ressecados devido a ação do sol. Saiba como o protetor térmico auxilia na prevenção! (Foto: Instagram, @curlsandcouture)
  • Com a chegada do verão, aplicar um protetor térmico é um passo importante nos cuidados com os cabelos. Saiba por que e como utilizar o produto. (Foto: Instagram @joliejanine)
  • O excesso de exposição aos raios solares sem um protetor térmico para cabelo pode causar danos como o ressecamento e o desbotamento da cor. (Foto: Instagram @lathoma3)
Tela cheia
Previous Next
No verão, cabelos naturalmente mais secos, como os cacheados e crespos, podem ficar ressecados devido a ação do sol. Saiba como o protetor térmico auxilia na prevenção! (Foto: Instagram, @curlsandcouture)
  • No verão, cabelos naturalmente mais secos, como os cacheados e crespos, podem ficar ressecados devido a ação do sol. Saiba como o protetor térmico auxilia na prevenção! (Foto: Instagram, @curlsandcouture)
  • Com a chegada do verão, aplicar um protetor térmico é um passo importante nos cuidados com os cabelos. Saiba por que e como utilizar o produto. (Foto: Instagram @joliejanine)
  • O excesso de exposição aos raios solares sem um protetor térmico para cabelo pode causar danos como o ressecamento e o desbotamento da cor. (Foto: Instagram @lathoma3)

A função do protetor térmico é proteger o cabelo da alta temperatura de secadores, chapinhas e babyliss e evitar danos nos fios. Mas a blindagem contra o calor dessas ferramentas não é o único benefício que esse tipo de produto oferece. Nos dias de sol, especialmente em estações mais quentes como o verão, incluir o protetor térmico para cabelo na rotina de cuidados é fundamental para a saúde das madeixas.

Em excesso, a exposição contínua aos raios solares pode fragilizar o cabelo, provocando ressecamento, pontas duplas e até mesmo o desbotamento da cor. Apesar disso, muitas mulheres ainda não têm um termoprotetor na sua gaveta de produtos e abrem mão desse cuidado com os cabelos no verão. Pensando nisso, o Beleza Extraordinário preparou essa matéria com dicas sobre o protetor térmico e como cuidar dos cabelos na praia e na piscina.

Protetor térmico: para que serve e como ele age nos fios

Como o nome sugere, o protetor térmico é um produto que tem a função de proteger os fios de cabelo contra altas temperaturas e que foi desenvolvido depois que ferramentas de calor se popularizaram, como secadores, pranchas e babyliss. Ele pode ser encontrado em diversas formas e texturas: leave-in, óleo e spray são alguns exemplos.

A exposição prolongada às altas temperaturas desses aparelhos pode provocar diversos danos à fibra capilar, desde ressecamento e opacidade até pontas duplas e quebra. Isso acontece porque as cutículas capilares, que compõem a parte externa dos fios, se abrem quando expostas ao calor excessivo, o que facilita a perda de água e outros nutrientes fundamentais para a saúde dos cabelos. 

Assim, a aplicação do protetor térmico para cabelo age prevenindo esses danos: o produto cria uma película em volta dos fios, reduzindo os efeitos nocivos das altas temperaturas. Além disso, há variações de protetores térmicos no mercado que oferecem outros benefícios como hidratação, selagem das pontas e mais brilho.

Raios solares também danificam os fios e protetor térmico para cabelo auxilia na redução dos danos

Assim como as ferramentas de modelar, o calor do sol também pode danificar os cabelos. O excesso de exposição aos raios solares sem proteção, especialmente em estações mais quentes, resulta em cutículas mais abertas e fios mais suscetíveis a perda de nutrientes e, consequentemente, mais fragilizados.

Dessa forma, um bom protetor térmico para cabelo é investimento fundamental durante o verão, quando a exposição aos raios solares é maior. Por ser um produto termoprotetor, ele também é capaz de proteger os cabelos dos danos causados pelo calor do sol e manter os fios saudáveis no dia a dia e em momentos de lazer na praia e piscina.

Para quem tem cabelos coloridos a necessidade de um protetor térmico é dobrada, porque os raios solares podem acelerar o processo de desbotamento da cor. Crespas e cacheadas também são um grupo que não podem dispensar o produto porque os esses fios já são naturalmente secos no comprimento e tendem a ficar ressecados e ásperos no verão.

Como aplicar o protetor térmico: dicas para cuidar dos cabelos na praia e na piscina

Independentemente do tipo de protetor térmico escolhido (leave-in, óleo, spray ou outro), a primeira dica é aplicar o produto nos cabelos com os fios úmidos, dividindo mecha a mecha para garantir que ele esteja bem distribuído por todos os fios. Esse processo deve ser feito antes da exposição ao sol (ou ferramentas de calor) com os cabelos limpos, durante a etapa de finalização das madeixas.

Já na praia e na piscina, a dica é levar o seu protetor térmico para cabelo na bolsa para reaplicá-lo nas madeixas após os mergulhos. Além de proteger os fios dos danos provocados pelo calor do sol, a reaplicação do produto ao longo do dia também previne o ressecamento causado pela água salgada e o cloro da piscina, especialmente se você optar pelas versões em creme, que são mais hidratantes e concentradas.

Para ficar ainda mais protegida, use e abuse de acessórios como chapéus e bonés, além de penteados que reduzam a exposição dos cabelos, principalmente das pontas, ao sol. 

Vale ressaltar que os cuidados devem continuar no dia a dia, com tratamentos capilares adequados para o seu tipo de cabelo. Ainda que o protetor térmico auxilie na redução de danos causados pelo calor, é importante que as madeixas estejam bem cuidadas para que o produto possa agir com todo o seu potencial. Cabelos já desidratados ou carentes de nutrientes tendem a ficar ressecados mesmo com a aplicação do protetor. Por isso, durante o verão, procure intensificar as nutrições e hidratações capilares

Dica de produto: saiba como escolher o melhor protetor térmico para cabelo 

Se você chegou até aqui, deve estar interessada em dicas de como escolher o melhor protetor térmico para o seu tipo de cabelo. Se o cabelo fica pesado ou se todos os tipos de fios podem utilizar são dúvidas comuns que surgem quando se fala de produtos de finalização.

Madeixas de qualquer textura se beneficiam do uso de um protetor térmico e, geralmente, esse tipo de produto não pesa nos fios. E se tratando de cuidados com os cabelos na praia e na piscina, ao chegar em casa, é recomendado lavar os cabelos com shampoo, o que vai eliminar os resíduos do produto, como também de cloro e sal.

Como o ideal é manter a proteção contra o sol também no dia a dia, a dica é investir em um produto de finalização que tenha a função de termoprotetor. Você pode utilizar um leave-in reparador, como o Elseve Cicatri-Renov, ou em um creme de pentear específico para o tipo de cabelo que ofereça termoproteção. Para as cacheadas, nossa sugestão é o creme de pentear Elseve Óleo Extraordinário Cachos, que é enriquecido com óleos de flores preciosas e óleo de coco. Para as donas de madeixas lisas, a opção é o Elseve Liso dos Sonhos , que conta com uma tecnologia anti-umidade e proteção térmica para até 230° de calor.

Redação: Amanda Cardoso

 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação