Beleza Extraordinária

Protetor térmico: 7 mitos e verdades sobre o produto que é usado antes do secador e da chapinha

  • Protetor térmico para cabelo: item deve ser usado para proteger o cabelo dos danos do secador e da chapinha. Confira 7 mitos e verdades sobre ele! (Foto: Instagram @jordansimek)
  • O protetor térmico pode ser encontrado em forma de óleo, leave-in ou creme para pentear, e deve ser aplicado a cada uso do secador, chapinha ou babyliss (Foto: Instagram @lauraaawood)
  • O protetor térmico também consegue proteger os cachos do calor do difusor (Foto: Instagram @angiedivina)
Tela cheia
Previous Next
Protetor térmico para cabelo: item deve ser usado para proteger o cabelo dos danos do secador e da chapinha. Confira 7 mitos e verdades sobre ele! (Foto: Instagram @jordansimek)
  • Protetor térmico para cabelo: item deve ser usado para proteger o cabelo dos danos do secador e da chapinha. Confira 7 mitos e verdades sobre ele! (Foto: Instagram @jordansimek)
  • O protetor térmico pode ser encontrado em forma de óleo, leave-in ou creme para pentear, e deve ser aplicado a cada uso do secador, chapinha ou babyliss (Foto: Instagram @lauraaawood)
  • O protetor térmico também consegue proteger os cachos do calor do difusor (Foto: Instagram @angiedivina)

Todo cabelo é extremamente sensível ao calor do secador, da chapinha, do babyliss e do difusor, e o protetor térmico existe para salvar os fios dos temidos estragos! O item é religiosamente usado nos salões de beleza, mas muitas mulheres ainda não têm o hábito de usar o produto em casa, não entendem como funciona ou não sabem muito bem como encontrar o protetor térmico ideal.

Se esse é o seu caso, saiba que o item age da seguinte forma: ele cria uma camada protetora ao redor dos fios para evitar que o calor das ferramentas resseque e quebre o cabelo, e também evita o tão temido frizz. Para saber outros detalhes da ação do protetor, confira 7 mitos e verdades sobre ele! 

1. O protetor térmico deve ser usado, sempre, antes do secador ou da chapinha

VERDADE. Como o próprio nome diz, o protetor térmico age como uma proteção ao secador e a chapinha. Por isso, o ideal é aplicar o produto nos fios úmidos antes mesmo de você ligar a ferramenta de calor que será usada. Se deixar para aplicar o protetor depois, os fios ficarão expostos a agressão das altas temperaturas e podem ficar ressecados, opacos e com frizz. 

2. Produtos termoativados são a mesma coisa que protetor térmico

MITO. Os nomes podem ser parecidos, mas os produtos termoativados não têm a mesma função do protetor térmico. Eles são, na verdade, um tipo de tratamento, e podem ser usados mesmo quando não há intenção de fazer escova ou secar os fios. Encontrados em forma de creme, máscara ou leave-in, o item termoativado contém substâncias nutritivas que agem quando há fonte de calor.

3. Proteção térmica só aparece em óleo capilar

MITO. A proteção térmica costuma aparecer com frequência em óleos capilares, mas a função também pode ser encontrada em leave-in, sérum e em sprays. A dica é procurar a textura que cai melhor para o seu tipo de cabelo: lisos e finos se adaptam melhor ao leave-in, enquanto cacheados, crespos e grossos recebem melhor os óleos térmicos. 

4. Protetor térmico e anti-frizz são a mesma coisa

MITO. O anti-frizz é o queridinho de muita gente e é bastante usado antes e depois da chapinha e do secador. Apesar de o cabelo realmente ficar mais alinhado e brilhoso com o uso do produto, ele não é a mesma coisa que protetor térmico, já que não tem as partículas que conseguem blindar o cabelo do calor. A dica para unir as duas funções é encontrar um protetor térmico que também prometa evitar o frizz. 

5. Protetor térmico prolonga o efeito da escova e do babyliss

VERDADE. Além de proteger os fios do ressecamento e da quebra que a chapinha e o secador podem causar, o protetor térmico também prolonga o efeito da escova ou de cachos feitos com babyliss. Isso porque o produto fecha as escamadas do cabelo, o que significa que agentes externos como poluição ou umidade não conseguem danificar tão rápido o efeito das madeixas. 

6. O protetor térmico não é necessário para quem usa secador ou chapinha só de vez em quando

MITO. Mesmo se você for daquelas que usa o secador ou a chapinha apenas quando surge uma festa ou quando precisa secar os fios para criar um penteado, o protetor térmico precisa, sim, ser usado! É que as ferramentas de calor podem danificar o cabelo a cada uso porque retira a hidratação natural deles - principalmente se o fio já tende ao ressecamento, como os cacheados e crespos, ou aqueles que não recebem hidratação ou nutrição com frequência. 

7. Quem faz escova progressiva não precisa usar protetor térmico

MITO. Donas de cabelo com escovas progressivas, relaxamentos e coloração, podem - e devem! - usar o protetor térmico antes de usar secador ou chapinha. É que esse tipo de cabelo já sofreu agressões por causa da química e precisa estar sempre protegido das altas temperaturas, que podem causar quebra, ressecamento e opacidade mais rapidamente. Além disso, a vantagem do protetor térmico para quem faz escova progressiva é que o item vai prolongar o efeito liso e chapado nos fios. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Tem o dia corrido?

Essa rotina de cuidados é perfeita pra você!