Beleza Extraordinária

Protetor solar: saiba se é preciso remover o produto com demaquilante

  • O protetor solar é item fundamental para manter a pele saudável. Na hora de remover o filtro de toque seco, basta a lavagem com água e sabonete. Já para produtos oleosos, vale recorrer ao demaquilante
Tela cheia
Previous Next
O protetor solar é item fundamental para manter a pele saudável. Na hora de remover o filtro de toque seco, basta a lavagem com água e sabonete. Já para produtos oleosos, vale recorrer ao demaquilante

O protetor solar é item de beleza fundamental para manter a pele saudável e protegida contra os efeitos nocivos do sol. No entanto, a maioria das mulheres se esquece de que é necessário removê-lo antes de dormir para que a pele possa respirar livre de qualquer resíduo durante o sono. Para retirar os filtros de textura seca, basta lavar o rosto com o sabonete adequado para a região. Já para os oleosos, é necessário recorrer ao demaquilante.

Demaquilante é complemento na rotina de limpeza facial diária


O demaquilante é um ótimo aliado na rotina de beleza. Além de sua função de remover a maquiagem, o produto também ajuda a retirar as impurezas acumuladas no rosto ao longo do dia, como a poluição e a oleosidade, e age como um complemento à higiene diária. Sua função é solubilizar as substâncias mais resistentes, que não saem facilmente com o combinado de água e sabonete facial.

"Para remover um filtro solar de boa qualidade, basta lavar o rosto com água e sabonete. Apenas protetores muito oleosos é que necessitam de uma limpeza mais caprichosa do produto, e nesses casos, o uso de um demaquilante está indicado. Porém, a maioria dos filtros solares no Brasil tem pouca oleosidade por conta do nosso clima tropical", explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Fórmula de toque seco não agride a pele mesmo durante tempo prolongado


O filtro solar oleoso tem maior aderência à pele e pode obstruir os poros caso não seja removido da maneira correta. Já o protetor de toque seco, mais adequado a pele das brasileiras, não oferece riscos. "O protetor solar normalmente é formulado de maneira que nâo agrida a pele. Sendo assim, caso permaneça com o produto por muitas horas, não haverá nenhum dano", explica Gabriella, Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro.

Após o uso do demaquilante, a rotina de higiene do rosto não pode ser descartada. O produto pode ser usado para a remoção de impurezas mesmo por quem não está com maquiagem, no entanto, é fundamental complementar a limpeza com sabonete facial adequado ao tipo de pele, que deve ser seguido por um tônico adstringente e finalizado com um hidratante específico para esta região.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais