Beleza Extraordinária

Protetor solar para pele sensível: veja 5 dicas para não errar na hora da compra

  • Confira 5 dicas para facilitar a escolha do protetor solar para quem tem pele sensível (Foto: Shutterstock)
  • Fórmulas cremosas e hidratantes são as mais indicadas para peles sensíveis (Foto: Shutterstock)
  •  Protetores com ação antioxidante têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a evitar vermelhidões (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira 5 dicas para facilitar a escolha do protetor solar para quem tem pele sensível (Foto: Shutterstock)
  • Confira 5 dicas para facilitar a escolha do protetor solar para quem tem pele sensível (Foto: Shutterstock)
  • Fórmulas cremosas e hidratantes são as mais indicadas para peles sensíveis (Foto: Shutterstock)
  •  Protetores com ação antioxidante têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a evitar vermelhidões (Foto: Shutterstock)

protetor solar é indispensável para todos, no entanto, quem tem a pele sensível precisa se cuidar ainda mais para não sentir os efeitos dos raios ultravioleta. Este tipo de pele fica mais suscetível aos danos causados por essa radiação, e além do envelhecimento precoce, o risco de problemas como manchas, coceiras, irritações e até câncer, é maior. Mas quem tem sensibilidade maior que o comum no rosto deve levar alguns pontos em conta na hora de comprar o filtro solar, para minimizar ao máximo as possíveis reações causadas pelo sol. Confira 5 dicas para não errar!

1. Aposte nas fórmulas com antioxidante para combater as irritações na pele

Para cuidar da pele sensível enquanto se usa o protetor solar, o é buscar produtos com antioxidantes. Este tipo de fórmulas têm ação anti-inflamatória, o que a ajuda, por exemplo, no caso de quem tem rosácea. Além disso, essas substâncias são responsáveis pelo combate aos radicais livres, que provocam o envelhecimento celular, que junto com a proteção solar, criam a combinação perfeita para todos os tipos de pele, especialmente as com maior sensibilidade. Outra boa dica é optar pelas fórmulas que já possuem repelente, para evitar também esse tipo de sensibilização.

2. Opte pelos protetores cremosos

Hoje em dia, existem inúmeros tipos de protetores solares, criados para facilitar a aplicação e deixar a rotina mais prática, como os óleos, sprays e aerossóis. No entanto, para quem tem pele sensível, o ideal é optar pelo clássico creme. Este tipo de fórmulas não precisa de ingredientes como o álcool, na sua composição, o que a torna mais segura para quem tem a pele delicada, já que ele pode irritar a cútis.

3. Prefira os protetores que favorecem a hidratação da pele

Geralmente, a pele sensível apresenta comprometimento ao nível da barreira que a protege das agressões externas. Essa barreira protetora é feita de óleos, por isso, a sensibilidade se dá, na maior parte das vezes, nas regiões mais secas do corpo. Assim, para que a pele sensível fique saudável e livre de irritações e problemas como rosácea, eczema e pruridos, é essencial mantê-la sempre muito bem hidratada. Uma vez que o protetor solar é um cuidado diário, vale investir em uma fórmula que prolongue a hidratação por várias horas. Hoje em dia, existem opções leves e de rápida absorção, que tornam a aplicação muito mais prática. 

4. FPS 30 é suficiente para pele sensível

Muitas pessoas pensam que para cuidar da pele sensível é preciso usar um protetor solar com um fator alto. Na verdade, ele indica o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem ficar com a pele vermelha, ou seja, quanto mais alto, menor a necessidade de reaplicação. No entanto, fatores muito altos, geralmente possuem ingredientes que podem ser agressivos para quem tem pele sensível. Por isso, o FPS 30 é o mais indicado, com reaplicações frequentes ao longo do dia.

5. Na dúvida, opte por protetores com fórmulas específicas para crianças

Para quem tem pele muito sensível e não quer arriscar a vermelhidão de jeito nenhum, os protetores solares específicos para crianças são sempre uma boa opção. Mais densos e com textura visível para controlar a aplicação, estas fórmulas geralmente não possuem perfumes ou corantes - ingredientes que podem irritar a pele delicada - além de serem resistentes à água.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais