Beleza Extraordinária

Protetor solar para pele oleosa: dermatologista explica por que usar e como escolher

  •  Qual é o melhor protetor solar para a pele oleosa? Veja as dicas da dermatologista na matéria (Foto: Instagram @_amoafoa_)
  •  Cuidar da pele oleosa no calor é imprescindível - especialmente usando o protetor solar adequado para a oily skin (Foto: Instagram @christinanadin)
Tela cheia
Previous Next
Qual é o melhor protetor solar para a pele oleosa? Veja as dicas da dermatologista na matéria (Foto: Instagram @_amoafoa_)
  •  Qual é o melhor protetor solar para a pele oleosa? Veja as dicas da dermatologista na matéria (Foto: Instagram @_amoafoa_)
  •  Cuidar da pele oleosa no calor é imprescindível - especialmente usando o protetor solar adequado para a oily skin (Foto: Instagram @christinanadin)

Já reparou como a pele fica mais oleosa em dias quentes? E que o rosto fica bem mais brilhoso depois de um dia na praia? Isso não é coincidência - e esses episódios são mais uma prova de que apostar na proteção solar para a pele oleosa é pra lá de importante em qualquer época do ano!

Quer saber por que se proteger dos raios UV e, de quebra, entender como escolher o melhor filtro solar para pele oleosa? Pedimos a ajuda da dermatologista Juliana Jordão para responder perguntas e entregar algumas dicas. Confira!

Beleza Extraordinária: Pegar sol no rosto pode aumentar a oleosidade na pele? 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

Juliana Jordão: Durante períodos mais quentes é comum aumentar a umidade e oleosidade na pele pelo aumento da produção do suor e de secreção sebácea. Por este motivo percebemos a pele mais brilhosa nesta época. Além disso, o uso constante de protetor solar, com cosmética nem sempre adequada a pele oleosa, pode agravar o problema.

BE: O protetor solar pode deixar a pele mais oleosa? 

JJ: Só se for escolhido de forma inadequada. Produtos em creme ou espessos podem levar a obstrução de portos e induzir o aumento da produção de sebo por glândulas sebáceas. As aplicações repetidas agravam o problema.

BE: Como escolher o protetor solar ideal para pele oleosa? 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por alanna doherty (@alannanicolex) em

JJ: Quem tem a pele oleosa deve escolher produtos em gel creme, toque seco ou pó. Alguns produtos possuem substâncias com efeito matificante ou antibrilho que reduzem temporariamente a oleosidade. Outros possuem ativos para redução da oleosidade como o ácido salicílico.

BE: Quais são as vantagens do protetor solar com cor para peles acneicas e oleosas?

JJ: A presença do pigmento aumenta a proteção contra radiação UV e luz visível. Isso auxilia não só na prevenção do envelhecimento mas também reduz o risco de manchas temporárias por acne se tornarem permanentes.

Claro que para obter a eficácia adequada deve-se reaplicar o filtro a cada 2h e utilizá-lo de forma suficiente a cobrir toda a pele do rosto homogeneamente. Não adianta só dar uma pincelada!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha