Beleza Extraordinária

Protetor solar para pele oleosa: como oferecer proteção UV para o rosto sem aumentar a oleosidade e a acne

  • O protetor solar para pele oleosa é super necessário na sua rotina de beleza: saiba como escolher o ideal para você (Foto: Instagram @issyquinnxo)
Tela cheia
Previous Next
O protetor solar para pele oleosa é super necessário na sua rotina de beleza: saiba como escolher o ideal para você (Foto: Instagram @issyquinnxo)

Se você mantém uma rotina de cuidados com a pele há algum tempo, provavelmente já sabe que o protetor solar para o rosto é um item essencial na rotina de qualquer mulher, né? No caso de quem tem a pele oleosa, o produto é ainda mais importante, pois além de proteger a derme dos raios solares, ele ainda ajuda a evitar marcas de acne e a controlar a quantidade de oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas. 

A boa notícia é que já existem muitas opções no mercado que atendem a essa necessidade sem deixar o rosto brilhante e pegajoso. Quer saber como escolher o melhor protetor solar? Tem vontade de usar protetor solar com cor mas não sabe se ele é indicado para as mulheres com pele acneica? Para tirar essas e outras dúvidas, reunimos dicas valiosas que vão te ajudar a proteger o rosto oleoso da radiação UV e evitar o aumento da acne. É só continuar lendo!

A fórmula oil free é essencial no protetor solar para pele oleosa

O primeiro passo para escolher o melhor protetor solar para pele oleosa para o seu caso é observar o rótulo. Já ouviu falar das opções de filtro “oil free”? Pois é, esse tipo de produto é o mais recomendado para quem tem a esse tipo de pele, pois não conta com nenhum tipo de óleo em sua composição, o que o torna bem leve e perfeito para não entupir os poros e acabar aumentando a oleosidade e estimulando o surgimento de cravos e espinhas. 

“Anti acne” também é uma palavra que você pode buscar nas embalagens para ter certeza de que a composição do produto não vai desequilibrar sua pele, além de tratar as imperfeições do rosto através de ativos específicos e poderosos.

O protetor solar para pele oleosa com toque seco também é uma ótima opção

Quando o assunto é encontrar um protetor solar para pele oleosa, uma das tecnologias disponíveis no mercado é o toque seco. Sabe quando aplicamos um produto no rosto e o resultado é um aspecto ainda mais oleoso, brilhante e gorduroso?  Então, o protetor solar toque seco vai fazer justamente o contrário, usando componentes que proporcionam um acabamento seco e suave. Ele ainda é absorvido com rapidez pelos poros e isso ajuda a controlar a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. 

Protetor solar com cor pode ser usado na pele oleosa?

Você sempre quis usar protetor solar com cor mas não sabe se ele pode piorar a acne e a oleosidade do rosto? Pode ficar tranquila: os filtros que também oferecem cobertura controlam o sebo e previnem a transpiração ao longo do dia. As fórmulas de filtros solares com cor normalmente evitam que o rosto fique com aquele temido brilho excessivo, além de conferir um acabamento matte que deixa a pele sequinha minutos após a aplicação. 

Qual FPS buscar no protetor solar para pele oleosa?

Diferente dos produtos voltados para o corpo, o protetor solar para o rosto precisa ter um nível de proteção um pouco maior, já que a pele dessa região é um pouco mais fina e fica mais exposta às agressões causadas pelos raios UV. Por isso, a recomendação dos dermatologistas é apostar em produtos com fator de proteção solar mais intenso. Os filtros com FPS 30 são grandes coringas nesse caso, mas lembre-se de reaplicar o produto ao longo do dia para estimular sua eficácia. Se você quiser, mesmo que tenha a pele mais escura, também pode investir em produtos com FPS 50 e FPS 60. 

Outros cuidados para impedir acne e excesso de oleosidade na pele 

Antes de aplicar o protetor solar para pele oleosa, é importante seguir um passo a passo de limpeza e tratamento. Limpar, desobstruir os poros e hidratar são hábitos que não só ajudam a controlar a aparência gordurosa da pele como também tratam o problema de dentro para fora, regulando os níveis de oleosidade no rosto. 

Por isso, a dica de ouro é investir em um gel de limpeza adequado para pele oleosa, além de optar por uma água  micelar para retirar a maquiagem sem agredir o rosto e proporcionar um toque sequinho. Ao contrário do que muita gente pensa, usar hidratante para pele oleosa é fundamental, já que ele repõe a água e os nutrientes perdidos no dia a dia. O segredo para escolher o melhor é seguir a mesma lógica do protetor solar para o rosto: aposte nas fórmulas oil free com toque seco ou matte.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação