Beleza Extraordinária

Protetor solar para pele com rosácea: confira dicas de dermatologista para escolher o ideal

  • Pele com rosácea: confira como escolher o melhor protetor solar
Tela cheia
Previous Next
Pele com rosácea: confira como escolher o melhor protetor solar

Um filtro solar específico para o rosto é mais do que fundamental para quem tem a pele com rosácea. Isso porque a vermelhidão do rosto é uma inflamação que deixa a pele extremamente sensível e exposta, por isso, precisa ser protegida dos raios solares todos os dias. De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, a dica na hora de escolher é preferir aqueles que não irritam a pele e que tenham componentes hidratantes, mas outros detalhes em sua fórmula e textura também ganham importância para quem tem rosácea. Confira as dicas da especialista!

Filtro solar para pele com rosácea não precisa ter fator de proteção muito alto

Para quem tem rosácea, seguir a lógica de quanto maior o FPS do filtro solar, melhor a proteção, pode não dar certo e acarretar irritação na pele. De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, o mais indicado é usar os filtros com FPS 30 ao invés dos protetores com FPS 70. "Para aumentarmos o FPS devemos muitas vezes acrescentar substâncias que causam irritação na pele. Prefiro manter o FPS 30 e recomendar à paciente fazer outras medidas de fotoproteção, como uso de chapéus e barracas", explicou a dermatologista. 

Protetor solar com ação antioxidante ajuda a proteger a pele com rosácea

Na hora de usar qualquer produto na pele rosácea é preciso ter atenção redobrada, seja com maquiagem, demaquilantes ou cremes hidratantes. Com o protetor solar é a mesma coisa: quando o produto contém muito ativos, ele tem grandes chances de irritar a pele, mas para prevenir qualquer contratempo, a dermatologista explica que a melhor opção é escolher os filtros antioxidantes ou aqueles que tenham poder hidratante. "Filtros solares com ação antioxidante são uma boa opção porque reduzem a reação inflamatória da rosácea", indicou a especialista.

Textura do protetor solar pode ser fluida e transparente

Outro detalhe importante para quem tem a pele com rosácea é ficar atenta à textura do protetor solar. Os mais fluidos, que geralmente são em gel creme e menos densos, são os mais indicados por serem fáceis de aplicar e não precisarem de muito atrito com os dedos para que sejam absorvidos e que não deixam resíduos brancos no rosto. "Escolha filtros físicos, livres de componentes químicos nos períodos em que sua rosácea está em atividade. Evite filtros com controle de oleosidade porque normalmente possuem componentes que focam na redução da oleosidade da pele mas podem também ressecar e piorar o quadro", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais