Beleza Extraordinária

Protetor solar oil free X oil control: entenda a diferença entre as fórmulas

  • O protetor solar oil free não possui óleo em sua composição, já a fórmula oil control possui substâncias seborreguladoras
Tela cheia
Previous Next
O protetor solar oil free não possui óleo em sua composição, já a fórmula oil control possui substâncias seborreguladoras

Manter a pele sempre saudável e bonita é o desejo de todas as mulheres, e para conquistar este resultado, nada mais eficiente do que o uso do protetor solar. Os dermatologistas são unânimes ao afirmar que o cuidado deve ser diário, com um produto que tenha FPS de no mínimo 30, e em todos os tipos de pele, já que a indústria de cosméticos oferece fórmulas específicas para cada um deles.

Fórmulas específicas não prejudicam pele oleosa


Quem possui a pele mista ou oleosa não precisa evitar o uso do protetor solar por medo de agravar o problema. No entanto, é fundamental buscar por fórmulas específicas para não aumentar a produção de oleosidade. "O oil free é aquele produto que não tem óleo em sua composição. Então, a ideia é que ele não deixe a pele brilhante ou com aspecto oleoso ao ser passado", explica a dermatologista Juliana Mácea.

Assim como o oil free, as fórmulas com oil control são mais uma opção de protetor solar para as donas de pele oleosa. "O produto contém partículas que absorvem a oleosidade que a pele produz naturalmente ao longo do dia e ainda garante o acabamento matte, já que reduz o brilho e minimiza o aspecto oleoso", afirma Juliana. Ou seja, além da fórmula adequada, este tipo de produto ainda oferece cuidados mais específicos.

Protetor solar é indispensável mesmo em dias nublados


Ao escolher o protetor solar ideal para a pele oleosa, vale prestar atenção extra aos rótulos e embalagens dos produtos, que devem conter termos e palavras-chave como oil free ou oil control, toque seco, efeito matte e controle de oleosidade. Dê preferência a fórmulas fluidas, mais agradáveis no contato com a pele, que aparecem especialmente nas texturas de gel creme ou sérum.

O protetor solar não pode ser dispensado mesmo naqueles dias em que a incidência do sol não está muito forte. "Os raios ultravioleta B são parcialmente filtrados pelas nuvens. Já dos raios ultravioleta A conseguem atravessar as nuvens e até mesmo os vidros, e são justamente eles os responsáveis pelo envelhecimento da pele", garante a dermatologista. Por isso, aposte no filtro para manter a pele livre de manchas e rugas.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais