Beleza Extraordinária

Protetor solar fator 30 é suficiente? Entenda como o FPS influencia na proteção contra os raios UV

  • O FPS 30 é adequado para morenas e negras e pode ser usado para blindar a pele dos raios solares (Foto: Instagram  @aminamarie)
  • O protetor solar deve ser aplicado a cada duas horas para reforçar a proteção certa na pele (Foto: Instagram  @cmcoving)
  • A quantidade adequada do protetor solar tb faz toda diferença na hora de se proteger dos raios UV (Foto: Instagram @clarawilsey)
Tela cheia
Previous Next
O FPS 30 é adequado para morenas e negras e pode ser usado para blindar a pele dos raios solares (Foto: Instagram @aminamarie)
  • O FPS 30 é adequado para morenas e negras e pode ser usado para blindar a pele dos raios solares (Foto: Instagram  @aminamarie)
  • O protetor solar deve ser aplicado a cada duas horas para reforçar a proteção certa na pele (Foto: Instagram  @cmcoving)
  • A quantidade adequada do protetor solar tb faz toda diferença na hora de se proteger dos raios UV (Foto: Instagram @clarawilsey)

A proteção solar deve ser uma medida diária nos cuidados com a pele, e o primeiro passo para cumprir o ritual da maneira correta é escolher o fator de proteção solar adequado para o produto. Mas, com versões com FPS 50, 60 e até 70, é normal ficar em dúvida se apostar no filtro solar com fator 30 é suficiente para manter a pele protegida dos efeitos nocivos do sol.

Em geral, o Consenso Brasileiro de Fotoproteção recomenda o uso de filtros com FPS acima de 30, mas estudos já mostram que, quando aplicado corretamente, esse mesmo protetor solar pode oferecer um resultado satisfatório para todos os tipos de pele.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue lendo a matéria e entenda mais sobre quantidade, aplicação e escolha certa do protetor solar.

FPS 30 protege a pele? Entenda como funciona o protetor solar

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Inma Bass (@inma.bass) em

Nas embalagens, a sigla FPS corresponde ao índice que estabelece o tempo que qualquer pessoa pode ficar exposta ao sol sem que a pele fique com aspecto avermelhado. Assim, se o fator de proteção solar usado for 30, por exemplo, isso significa que ela irá demorar 30x mais tempo para se "queimar" com o sol do que se ela estivesse sem proteção alguma. 

Assim, ao fazer as contas, uma vez que a reaplicação do protetor solar deve ser feita a cada duas horas, o FPS 30 seria suficiente para deixar a pele blindada da ação dos raios solares.

A aplicação e quantidade certa do protetor solar pode influenciar na sua eficácia

No entanto, é importante atentar ao fato de que o uso correto do produto é tão importante quanto a escolha do FPS, viu? Isso acontece porque, caso a aplicação do protetor solar seja feita em uma quantidade muito abaixo da recomendada, sua eficácia pode ser reduzida significativamente e a proteção da pele estará comprometida. Para não errar, o segredo é usar a regra da colher de chá em cada região do corpo:

- Rosto e colo: 1 colher de chá;

- Braço e antebraço: 1 colher de chá para cada lado;

- Coxa e perna: 2 colheres de chá para cada lado;

FPS também pode ser escolhido de acordo com o tom da pele 

Ainda que fatores menores do que 30 não sejam recomendados - especialmente em dias de maior exposição ao sol, como na praia ou piscina - vale lembrar que as outras numerações, como 40, 50 e 70 estão disponíveis no mercado e podem ser grandes aliadas de pessoas com tons de peles e necessidades diferentes. Além do mais, ao apostar em produtos com FPS alto, a pele estará protegida em um intervalo maior de tempo - o que facilita bastante o dia a dia.

Em geral, a dica é que pessoas de pele clara e muito clara usem o FPS 50 ou superior, morenas claras prefiram os de FPS 40 e mulheres morenas escuras e negras podem optar pelo FPS 30.

Redação: Raquel Carletto 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais