Beleza Extraordinária

Protetor solar com cor: qual deve ser a ordem de aplicação na rotina que conta com o produto?

  • Será que você sabe a ordem de aplicação do portetor solar com cor na rotina de cuidados com a pele? Confira dicas e um passo a passo. (Foto: Instagram @yadavillaret)
Tela cheia
Previous Next
Será que você sabe a ordem de aplicação do portetor solar com cor na rotina de cuidados com a pele? Confira dicas e um passo a passo. (Foto: Instagram @yadavillaret)

O protetor solar com cor é um produto multifuncional que está conquistando cada vez mais as brasileiras. Devido a sua pigmentação, ele uniformiza e protege a pele de uma só vez, além de hidratar e prevenir sinais de envelhecimento precoce. Mas a pigmentação também gera algumas dúvidas quanto a aplicação do produto: afinal de contas, o protetor com cor deve ser aplicado antes ou depois do hidratante? Posso usar maquiagem por cima de um filtro solar com cor? Se você também tem essas dúvidas, confira as dicas do Beleza Extraordinária para incluir o produto na sua rotina.

Protetor solar com cor deve ser o último passo da rotina de skincare para uma proteção mais eficaz

A principal função de qualquer protetor solar, com ou sem cor, é proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta - o produto forma uma barreira protetora que impede a penetração do sol e previne desde doenças como o câncer de pele até sinais de envelhecimento precoce. No caso das fórmulas com cor, ainda há o benefício de uniformização da pele.

Já os itens de skincare, como os hidratantes e séruns funcionam de uma forma diferente: em vez de criar uma película, esses produtos penetram a derme para fazer um tratamento mais profundo. Por esses motivos, o protetor solar com cor deve ser aplicado após os produtos de cuidados com a pele. Tanto para que os produtos de skincare possam penetrar a pele limpa, quanto para que a película de proteção contra os raios solares permaneça íntegra e eficiente.

Caso você inverta a ordem e passe o seu filtro solar com cor antes do hidratante, por exemplo, o que pode acontecer é que esse produto vai “furar” essa barreira e romper a integridade do protetor, fazendo com que a sua eficiência seja comprometida. Além disso, aplicar produtos de tratamento em cima de um produto com pigmentos acaba com o propósito de uniformização da pele e pode deixar o rosto com aspecto manchado.

Diferentemente dos produtos de skincare, produtos de maquiagem não interferem na integridade do filtro solar com cor

Agora você deve estar se perguntando “se o skincare interfere na integridade do protetor solar com cor, a maquiagem também não interfere?”. A resposta é: não. Diferentemente dos produtos de skincare, os itens de maquiagem não foram feitos para penetrar a derme. Tanto primers e bases quanto sombras e blushes foram desenvolvidos para ficar na camada externa da pele.

Por isso, ao serem aplicados em cima do protetor com cor, eles não danificam a barreira protetora criada pelo produto e não afetam a sua capacidade de proteção. No entanto, é preciso respeitar o tempo do seu protetor solar secar e “assentar” na pele. Depois de aplicar o produto, espere alguns minutos e, depois que ele estiver seco, comece a aplicar a sua maquiagem normalmente.

Protetor com cor pode substituir a base e reduzir os passos da rotina de beleza, o que é um benefício para peles oleosas

Se você quer reduzir os passos da rotina de beleza, você pode utilizar o protetor solar com cor para substituir a base. Devido a sua capacidade de cobertura de manchas leves e uniformização da pele, o produto ficou conhecido como protetor solar de rosto com base e pode eliminar a necessidade da maquiagem se você é daquelas que gostam de uma cobertura mais leve no dia a dia.

Além da praticidade, essa multifuncionalidade de protetor com cor também beneficia quem tem peles oleosas, já que a redução de produtos aplicados sobre a pele previne a obstrução dos poros e não deixa o rosto com aquele aspecto pesado que incomoda quem sofre com a oleosidade. Quanto a aplicação do produto, a dica é aplicar o protetor com as mãos e em quantidade suficiente para cobrir toda a pele. Para melhores resultados, é indicado optar especificamente por um protetor solar com cor para pele oleosa.

Passo a passo da rotina de cuidados e beleza com o protetor solar com cor:

Passo 1: Limpe a pele com o seu sabonete facial ou água micelar de costume;

Passo 2: Com a pele limpa e seca, aplique os produtos de tratamento indicados para o seu tipo de pele: creme hidratante, creme anti rugas e creme para a área dos olhos, por exemplo.

Passo 3: Aplique o seu protetor solar com por todo o rosto, utilizando os dedos para espalhar e aguarde secar;

Passo 4: Por fim, aplique a sua maquiagem como de costume. Você pode pular a base e o corretivo se preferir.


Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação