Beleza Extraordinária

Protetor solar causa acne e espinha? Descubra!

  • Descubra se o filtro solar pode intensificar o surgimento de acnes no rosto! (Foto: Shutterstock)
  • Para não piorar a acne, a dica é escolher protetores solares que tenham toque seco e sejam livres de óleo (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Descubra se o filtro solar pode intensificar o surgimento de acnes no rosto! (Foto: Shutterstock)
  • Descubra se o filtro solar pode intensificar o surgimento de acnes no rosto! (Foto: Shutterstock)
  • Para não piorar a acne, a dica é escolher protetores solares que tenham toque seco e sejam livres de óleo (Foto: Shutterstock)

Como usar protetor solar se tenho pele oleosa? Essa é uma dúvida frequente de quem tem tendência a acne, já que o filtro é produto indispensável na rotina diária. No geral, o produto não possui ativos capazes de aumentar a produção das glândulas sebáceas ou provocar acnes e espinhas, mas por causa de sua textura cremosa, os poros podem ser obstruídos e, consequentemente, inflamados. Para esse time de mulheres que sofre com espinhas, a dica é encontrar fórmulas específicas para o problema da oleosidade. Saiba os detalhes e veja dicas de como usar corretamente o protetor solar.

Protetor solar deixa a pele mais oleosa?

O principal motivo para a produção de espinhas no rosto é a oleosidade. Quem tem a pele naturalmente oleosa ou mista  - onde o excesso de sebo se concentra apenas na zona "T", ou seja, testa, nariz e queixo - geralmente tem tendência as inflamações, evitando assim, aplicar muitos produtos no rosto ao longo do dia, principalmente o protetor solar, com receio de a pele ficar brilhosa demais. O item não impulsiona a produção de espinhas: o que pode acontecer é o uso de uma fórmula inadequada, que seja muito cremosa ou somente para o corpo, que vão deixar a cútis super brilhosa e gordurosa. 

O que procurar na fórmula do protetor solar? 

O protetor solar não é capaz de alterar a oleosidade da pele e, inclusive, alguns deles possuem até mesmo substâncias controladoras de sebo e com efeito matificante, que eliminam o brilho excessivo. Há diversas opções de filtros no mercado de cosméticos, cada um com uma fórmula e textura vantajosa para cada pele. Na hora de comprar, confira as melhores funções e componentes: 

Fórmula gel-creme: Tudo que as donas de pele oleosa ou mista querem é um produto que a pele consiga absorver bem rápido, e para isso, vale apostar em filtros que tenham textura gel-creme, ao invés dos cremosos. O gel é rapidamente absorvido pela cútis, deixando o rosto mais leve e refrescante, além de hidratado.

Toque seco: Outra função vantajosa é o filtro solar com toque seco, que vai deixar o rosto livre de oleosidade e brilho em excesso durante o dia inteiro, além de garantir uma aparência matte à pele. Ele espalha bem rápido e não deixa resquícios de brilho no rosto.

Oil free ou oil control: Alguns protetores solares também são "oil free", ou seja, livre de óleos em sua composição. Essa fórmula também é ótima porque não deixa a pele brilhante, com textura gordurosa e nem com aspecto oleoso. Já o protetor "oil control" ainda tem a vantagem de controlar a oleosidade que a pele produz ao longo do dia. 

Filtro solar com cor: O filtro solar com cor pode ser uma opção para as mulheres mais práticas e com vida corrida, que não gostam de aplicar muitos produtos na pele de uma vez. Ele serve como uma base de maquiagem, mas com FPS mais alto e que tem poder de unificar o tom de pele. 

Posso unir o filtro solar com meu produto anti-acne?

Quem faz tratamento contra a acne precisa redobrar os cuidados com a pele do rosto por causa do sol, já que muitas vezes esses procedimentos contêm ácidos que estimulam a sensibilidade. Por isso, usar o filtro solar é mais do que permitido, e sim,um compromisso diário! É ele que vai proteger a pele de possíveis manchas causadas pelas acnes e pela substância anti-acne. A vantagem é que além de proteger, o filtro em gel-creme, por exemplo, pode hidratar a cútis que pode ficar ressecada em algumas áreas devido ao resultado dos ácidos. 

Falta de protetor pode causar a acne solar?

Além de causar queimaduras na pele, o sol aumenta a produção de sebo e diminui as células de defesa, causando assim a acne solar. Ela é mais comum no verão, e por isso, a falta de protetor solar pode, sim, causar a acne, tanto no rosto quanto em ombros, pescoço e costas, áreas que costumam ficar bem expostas. Para evitar a acne solar, já sabemos que o protetor solar é indispensável, mas a dica é apostar nas versões livres de óleo e com toque seco, tanto facial quanto corporal, para que não fiquem acumulados na pele, entupindo os poros.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais