Beleza Extraordinária

Protetor solar além do verão: como usar o produto em casa para proteger a pele da luz do computador

  • O protetor solar também pode ser um aliado na proteção contra a luz do computador. Saiba como e qual produto usar! (Foto: Instagram @cedesecrets)
  •  O protetor solar com cor contém agentes que evitam a penetração da luz artificial na derme 
(Foto: Instagram @sazan)
  • É importante aplicar o protetor solar ao menos 30 minutos antes da exposição a luz computador (Foto: Instagram @aysha.sow)
Tela cheia
Previous Next
O protetor solar também pode ser um aliado na proteção contra a luz do computador. Saiba como e qual produto usar! (Foto: Instagram @cedesecrets)
  • O protetor solar também pode ser um aliado na proteção contra a luz do computador. Saiba como e qual produto usar! (Foto: Instagram @cedesecrets)
  •  O protetor solar com cor contém agentes que evitam a penetração da luz artificial na derme 
(Foto: Instagram @sazan)
  • É importante aplicar o protetor solar ao menos 30 minutos antes da exposição a luz computador (Foto: Instagram @aysha.sow)

Você usa protetor solar em casa e no escritório? Se não, deveria. É comprovado que a luz azul emitida por telas de computadores pode afetar a saúde e a aparência da pele. Rugas, flacidez e até mesmo câncer são alguns exemplos de danos que a luz artificial pode causar a longo prazo. Em tempos de home office e de maior exposição a notebooks, tablets e até mesmo celular, cuidar da pele aplicando protetor solar dentro de casa é essencial para mantê-la saudável e bonita. Pensando nisso, preparamos essa matéria com dicas de como usar o protetor solar para se proteger da luz do computador. Confira!

O que é luz azul e por que ela pode causar envelhecimento da pele

Luz azul ou luz visível é o nome que se dá a iluminação emitida por telas de aparelhos eletrônicos, como smartphones e computadores, e pelas lâmpadas. Como o nome diz, trata-se de uma luz que conseguimos enxergar a olho nu, diferentemente dos raios UVA e UVB.

Embora não cause queimaduras e danos visíveis como os raios solares, é fato que a luz azul emite radiação que é capaz de penetrar a derme, onde ficam as ligações de elastina e colágeno, e alterar o DNA das células. Assim, o excesso de exposição a luzes artificiais pode acelerar o envelhecimento da pele e causar doenças e manchas como o melasma.

Segundo dermatologistas, 24 horas de exposição à luz azul equivale a quase 6 horas de exposição ao sol. O que significa que os danos para quem trabalha com computador e utiliza smartphones diariamente são muito elevados.

Como evitar o envelhecimento da pele: protetor solar todos os dias é o maior aliado

O protetor solar facial deve estar sempre presente na rotina de skincare de quem quer prevenir o envelhecimento da pele - faça chuva ou faça sol! E isso vale tanto para os raios solares, quanto para a luz do computador. Em ambos os casos, a elastina e o colágeno - que são responsáveis pela sustentação da pele - são afetados, deixando o caminho livre para a formação de rugas, surgimento de manchas, flacidez e perda de viço. Produtos de tratamento auxiliam na melhora da aparência da pele, mas não são criam uma barreira de proteção que impede a penetração da luz azul. Por isso, se você segue uma rotina de cuidados diária mas não usa protetor solar, ainda está exposto a todos esses danos.

Além do protetor solar facial, indica-se aplicar o protetor solar corporal em regiões como o colo e os braços, já que essas áreas também são diretamente afetadas pela iluminação artificial do computador.

Protetor solar com cor é a melhor opção para usar em casa

O melhor protetor solar para usar em casa e proteger a pele contra a luz azul é o protetor solar com cor. Também chamados de filtros físicos, grande parte desses produtos com pigmentos são desenvolvidos com tecnologias e agentes que também impedem a penetração da luz artificial. Para quem não tem costume de usar o protetor solar com cor, a dica é tratá-lo como um protetor solar facial comum, só que com pigmentos. Há versões para cor clara, média e escura para harmonizar com todos os tons de pele. 

Além da proteção contra a luz do computador, um dos benefícios desse tipo de produto é que ele pode substituir a base, cumprindo a missão de uniformizar a cor da pele e esconder pequenas imperfeições. Essa também é uma boa opção de protetor solar para pele oleosa, já que muitas fórmulas são antioleosidade e têm cobertura seca. 

Como aplicar o protetor solar em casa?

A dica é aplicar o protetor solar com cor 30 minutos antes de começar a usar o computador, com a pele limpa e seca. Ou seja, primeiro lave o rosto como de costume, seja com o seu gel de limpeza ou com água micelar. Depois, aplique o seu creme hidratante facial e, em seguida, siga para a etapa do filtro solar. Aplique em quantidade suficiente para cobrir uniformemente todo o rosto, incluindo pálpebras e orelhas. Você pode aplicá-lo com as pontas dos dedos ou com um pincel de base.

Caso vá ficar em ambiente fechado o dia inteiro, seja em um escritório ou no home office, reaplique o produto três vezes ao dia. Mas caso haja exposição ao sol, a reaplicação deve ser feita a cada duas horas. 

Para quem deseja um toque leve e bem sequinho no rosto - principalmente as donas de oleosa ou mista - vale usar um protetor solar que seja específico para o dia a dia e que garanta efeito matte. A nossa sugestão é o Protetor Diário UV Defender de L'Oréal Paris , que tem FPS 60 e toque seco. 

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação