A equação que soma cabelo e umidade dá resultados que desagradam muitas mulheres. Na época das chuvas repentinas de verão, o guarda-chuva se torna o melhor amigo das precavidas, mas nem sempre é possível confiar na previsão do tempo ou esperar que o utilitário deixe toda a água longe dos fios. Nestes casos, é melhor já ter em mente algumas dicas de como continuar linda, evitar o frizz e um volume indesejado mesmo que algumas - ou muitas - gotas d'água a encontrem pelo caminho.
Se o céu já dá indícios de que será um dia molhado, prepare o cabelo antes de sair de casa. Se possível, deixe a chapinha de lado , já que o efeito liso dificilmente resistirá aos pingos d'água. O mesmo vale para o secador. Se não der para evitar usar, reduza o aquecimento do aparelho, use um jato de ar morno e após estilizar as madeixas, finalize com ar frio. O choque térmico faz com que as escamas que cobrem o fio se fechem, criando uma barreira invisível contra a umidade.
Penteados que já deixam as mechas contidas, como coques e tranças também são ótimas opções para os dias chuvosos. Certifique-se de que é um penteado que poderá durar o dia inteiro, já que a união do trançar dos cabelos com a água deixará os fios marcados de forma desigual. Antes de começar a pentear o cabelo, espalhe algumas gotas do Óleo Extraordinário da linha Elseve - que não pesa e não deixa aspecto oleoso - sobre a extensão dos fios. O produto ajudará a manter os fios no lugar certo, sem frizz.
Acessórios como chapéus, lenços e, no caso do inverno, gorros e boinas também são ótimos aliados para enfrentar um clima instável. Só fuja dos modelos muito justos na cabeça se a intenção for retirá-los dentro de algum ambiente, já que o modelito pode marcar o cabelo.
Se não foi possível se preparar para encarar a água, vamos às dicas para disfarçar o estrago causado pelo clima. O primeiro impulso de secar o cabelo com um secador ou utilizar chapinha e babyliss deve ser contido. O calor do ar quente ou dos metais ou cerâmicas sobre cabelos recém molhados pela chuva fria fará com que as escamas dos fios se abram e que toda a umidade seja evaporada - juntamente com substâncias que são hidratantes naturais. O resultado são cabelos ressecados.
Melhor recorrer ao Óleo Extraordinário ou uma mousse modeladora para conter os fios rebeldes. As donas de cabelos cacheados ou ondulados podem fazer um coque - não apertado - com as mechas ainda úmidas para devolver algumas curvas às madeixas. Se secar o cabelo for uma necessidade urgente, retire o exceso de umidade com uma toalha, pressionando delicadamente mechas entre duas partes do tecido felpudo e, então, use o secador com o ar frio. Neste caso, prefira escovas de madeira ou outros materiais orgânicos, que eletrizam menos os fios.