Beleza Extraordinária

Proteção solar: saiba o que é o PPD do filtro solar e como descobrir o mais indicado para a sua pele!

  • Descubra qual o PPD mais indicado para proteger a sua pele dos raios solares!
Tela cheia
Previous Next
Descubra qual o PPD mais indicado para proteger a sua pele dos raios solares!

Que a proteção solar é indispensável durante todo o ano já não é novidade para ninguém, mas é com a chegada do verão que a maioria dos brasileiros corre para as farmácias na busca da fórmula ideal. Na hora de escolher o protetor solar, muitas pessoas atentam somente ao seu fator de proteção, o FPS, investindo na numeração mais adequada para a sua pele. No entanto, o símbolo de "+" que fica na frente da nomenclatura também deve ser levado em conta, já que designa o PPD - "Persistent Pigmented Darkening". Você sabe a importância da substância e qual é o mais adequado para você? Descubra!

PPD protege a pele dos raios ultravioleta A, que são os que deixam a pele manchada

Enquanto o FPS determina o fator de proteção contra os raios ultravioleta B (UVB), que protege a pele contra as queimaduras solares, o PPD é designado para proteger contra a radiação UVA, que é responsável pelo fotoenvelhecimento. Assim, quem usa o protetor solar diariamente para combater os sinais da idade, como manchas, rugas e flacidez, deve sempre ficar atenta ao PPD, que é representado através do símbolo de "+" e uma numeração.

"É a pigmentação que persiste após a exposição solar, seja ela mais escura ou avermelhada, que determina o fotoenvelhecimento", contou a dermatologista Gabriella Corrêa de Albuquerque. "Essa pigmentação é causada pelos raios UVA, que em alguns indivíduos ela vai logo embora, ficando um bronzeado por apenas algumas horas a um dia, outros por semanas; e outros nem se bronzeiam, só ficam vermelhos. O PPD aumenta essa tolerância, graduando o UVA para que a pessoa possa se expor ao sol com menor risco de pigmentação". 

Saiba como escolher o PPD mais adequado para a sua pele

Quanto mais protegida estiver a pele, melhor. No entanto, a maioria das mulheres gosta de apresentar aquela cor bronzeada de verão e para isso, é importante saber escolher um PPD adequado e seguro. "Um protetor solar com fotoproteção UVA adequada tem um PPD equivalente a pelo menos um terço de FPS", explicou a dermatologista. "Ele é medido pela quantidade de símbolos de '+', que aparecem da frente da numeração do FPS. Uma fórmula com '+++' tem um PPD aproximado de 10, que é o ideal em um FPS 30."

A pele que tem alta concentração de melanina, pode apostar no PPD '++' ou '+++', que já oferece a proteção necessária. As mais branquinhas também podem investir no PPD '+++' com FPS 30, reaplicando com a frequência adequada. No entanto, quem tem tendência a formar manchas e melasmas na pele, deve optar por uma combinação de FPS com PPD mais elevada, muitas vezes sobre prescrição médica.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação