Beleza Extraordinária

Proteção solar: há diferença entre protetor, filtro e bloqueador solar?

  • Entenda as principais diferenças entre o protetor, o filtro e o bloqueador solar e garanta uma pele impecável sempre
Tela cheia
Previous Next
Entenda as principais diferenças entre o protetor, o filtro e o bloqueador solar e garanta uma pele impecável sempre

O filtro solar é item indispensável na rotina de beleza diária, afinal ele é o responsável por combater os conhecidos efeitos nocivos dos raios UV. No entanto, as muitas diferenças entre os produtos e nomenclaturas existentes no mercado podem gerar algumas confusões na hora de escolher o ideal ou acertar na ordem da aplicação. Apesar de terem a mesma função, o protetor, o filtro e o bloqueador solar têm composições diversas e ações bem diferentes na pele. "Todos representam um produto aplicado sobre a pele íntegra que tem o objetivo de impedir o dano provocado pelo sol sobre a pele", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque. Conheça os três produtos e escolha o ideal para manter sua pele sempre impecável:

Filtro e protetor podem ser considerados sinôninos

Apesar da enorme gama de nomes para os produtos ainda causarem muitas confusões com o público feminino, o protetor e o filtro solar são sinônimos, mas, segundo a especialista Gabriella Albuquerque, é possível separar em dois grupos: "na minha opinião, quando utilizamos a palavra proteção, estamos nos direcionando para medidas tomadas para reduzir a exposição solar, como o uso de barracas, óculos escuros, roupas de proteçao ultra-violeta. O filtro solar é uma palavra mais utilizada e se direciona para produtos que reduzem a agressão do sol sobre a pele, ou seja, a luz é absorvida na pele, mas de forma mais suave", afirmou a dermatologista.

Nomes mais usados pelos brasileiros, os produtos agem absorvendo as radiações solares e as transformando em luz visível, que é inofensiva para a pele. Sendo capazes, desta forma, de combater os efeitos nocivos tanto dos raios UVA, responsáveis pelo aparecimento de rugas, manchas e envelhecimento precoce da pele, como os UVB, famosos pela vermelhidão e sensação de ardência da pele.

Bloqueador solar ajuda a refletir as radiações

Apesar de exercer a mesma função, protegendo contra os riscos das radiações solares, o bloqueador solar, no entanto, apresenta algumas características diferentes em sua formulação. "Os bloqueadores são produtos que bloqueiam por completo a penetração do sol na pele, impedindo sua agressão. Por conterem em sua fórmula óxido de zinco e o dióxido de titânio, garantem uma proteção mais efetiva por refletirem por completo a radiação solar", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Reaplicação do produto é importante sempre

Mais importante do que as diferenças entre o protetor e o bloqueador solar, no entanto, é a reaplicação do produto na pele no intervalo de tempo indicado pelos dermatologistas. Para os especialistas, os dois produtos devem ser depositados no rosto e na pele em um intervalo de quatro horas no dia a dia, enquanto para momentos de exposição solar mais intensa, a aplicação deve acontecer a cada duas horas, tanto nas estações mais frias quanto naquelas em que o sol aparece mais forte.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação