Beleza Extraordinária

Produtos para limpeza de pele: água micelar, esfoliante e máscara, saiba o que você precisa para fazer o tratamento de higiene do rosto em casa

  • A limpeza de pele é fundamental para remover cravos e impurezas do rosto, e pode ser feita em casa com produtos básicos como a água micelar e o esfoliante facial (Foto: Shutterstock)
  • Descubra todos os produtos de beleza usados para fazer uma limpeza de pele em casa! (Foto: Shutterstock)
  • Água micelar, sabonete, esfoliante e máscara são alguns itens necessários para a limpeza de pele em casa (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A limpeza de pele é fundamental para remover cravos e impurezas do rosto, e pode ser feita em casa com produtos básicos como a água micelar e o esfoliante facial (Foto: Shutterstock)
  • A limpeza de pele é fundamental para remover cravos e impurezas do rosto, e pode ser feita em casa com produtos básicos como a água micelar e o esfoliante facial (Foto: Shutterstock)
  • Descubra todos os produtos de beleza usados para fazer uma limpeza de pele em casa! (Foto: Shutterstock)
  • Água micelar, sabonete, esfoliante e máscara são alguns itens necessários para a limpeza de pele em casa (Foto: Shutterstock)

Para quem tem muitos cravos e acnes ou apenas sofre com a oleosidade excessiva, fazer uma limpeza de pele em casa já ajuda a melhorar - e muito - esses problemas. O rosto fica mais liso, macio e com uma sensação de limpeza que toda mulher vaidosa adora. Com os produtos certos, o tratamento é fácil de ser feito e não tem segredo: para quem quer aprender a dica número 1 é separar os itens certeiros e reservar um tempinho extra na rotina para aplicar cada um com calma, além de ter cuidado ao esfoliar a pele e a remover os cravinhos. Confira os produtos que você não pode deixar de ter para fazer a limpeza de pele em casa! 

Produtos essenciais para fazer a limpeza de pele em casa:

Sabonete facial: Na limpeza de pele, o sabonete facial é o primeiro passo para retirar o excesso de impurezas da pele. Invista em um sabonete que tenha componentes vantajosos para o tipo de sua pele, que pode ser oleosa, mista, normal ou seca. O item pode ser em barra ou em gel, e para quem tem a pele naturalmente mista ou oleosa, as fórmulas líquidas são mais adequadas porque retiram a oleosidade de maneira mais fácil e deixam um aspecto bem sequinho na pele. Outra fica é apostar nas fórmulas anti-acne, que ajudam a prevenir e a secar as acnes já existentes.

Água micelar: A água micelar entra na rotina para potencializar a higienização. Ela pode ser usada antes do sabonete, para retirar a maquiagem, depois do sabonete, para remover qualquer resquício de produto, principalmente dos sabonetes em barra, ou até mesmo como o único passo da higiene do rosto. Ela também vai reequilibrar o pH da pele que o sabonete facial pode ser alterado. 

Máscara facial: A máscara serve para fazer uma desintoxicação e acalmar a pele. Ela pode ter várias funções, como purificante ou desinflamatória, que também se encaixam de acordo com o tipo de pele. Para as oleosas e mistas, a dica é apostar em uma máscara esfoliante, que vai ajudar na extração. Já as donas de pele secas e maduras podem escolher as máscaras hidratantes.

Esfoliante: O esfoliante vai ajudar a remover todos os restos de células mortas e impurezas que possam ter ficado na pele mesmo após a limpeza com sabonete. O item tem micropartículas que ajudam a deixar a pele mais fina, lisa e aveludada, e a alguns esfoliantes têm ação anti-bacteriana e anti-cravos, que ajudam a prevenir futuros pontinhos escuros no rosto. 

Creme hidratante: Terminar a limpeza de pele com um creme hidratante é essencial para que a cútis não fique ressecada e aconteça o efeito "rebote", que é quando a pele fica ressecada e o organismo entende que precisa produzir ainda mais sebo. Para peles oleosas e mistas, há fórmulas mais sequinhas que não vão deixar uma sensação pegajosa no rosto. 

Protetor solar: O protetor solar é essencial para quem faz a limpeza de pele em casa durante o dia. Ele deve ser usado por último, antes da maquiagem, para proteger o rosto que está sensível dos raios solares, e evitar manchas e vermelhidão. 

Aprenda o passo a passo da limpeza de pele em casa:

Passo 1 - Se estiver de maquiagem, use um algodão embebido de água micelar para remover os produtos. Pressione levemente o algodão sobre a área dos olhos para que a make derreta e saia facilmente.

Passo 2 - Se não estiver maquiada, lave o rosto diretamente com o sabonete facial, massageando o produto em toda a pele. Enxágue com água fria. Se preferir, use a água micelar com algodão para retirar os resquícios do sabonete. Não é preciso enxáguar. 

Passo 3 - É hora da vaporização: esquente 1 litro de água e coloque em uma bacia grande. Depois, apoie o rosto sobre o vapor durante cerca de 15 minutos, com uma toalha por cima da cabeça para evitar perder a umidade. Assim, o vapor vai "amolecer" a pele, abrindo os poros para facilitar a remoção dos cravos.

Passo 4 - Com cuidado, remova os cravos mais fáceis de serem retirados. A dica é usar um removedor específico, mas para quem não tem a ferramenta, é preciso envolver os dois dedos indicadores com papel toalha e pressionar os cravinhos levemente, "empurrando-os" para fora da pele. Se sentir que os cravos não estão saindo com facilidade, não tente forçar, já que isso pode causar cicatrizes e manchas na pele. 

Passo 5 - Depois de remover os cravos, aplique a máscara facial em todo o rosto, sem esquecer da área do maxilar, e deixe atuando pelo tempo indicado na embalagem. Se escolher as máscaras de argila, misture o pó com um pouco de água e deixe agir até que todo a misture seque na pele. Na hora de retirar, use um algodão embebido em água. 

Passo 6 - Depois, use o esfoliante para deixar a pele lisa e com os poros desobstruídos. Aplique em todo o rosto - menos na área dos olhos - fazendo movimentos circulares. Capriche nas áreas do nariz, do queixo e da testa, que costumam ser mais oleosas. Retire com água fria e seque o rosto com uma toalha de algodão. 

Passo 7 - Aplique o creme hidratante em todo o rosto, fazendo uma leve massagem para que a pele fique macia e menos sensível. Se fizer a limpeza de pele durante o dia, finalize com um protetor solar, para depois aplicar a maquiagem. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais