Beleza Extraordinária

Primer para cabelos: para que serve?

  • O primer saiu da nécessaire de maquiagem para os cabelos. O produto promete   selar a cutícula e controlar o frizz, igualando os fios porosos e deixando um aspecto aveludado sem pesar nas madeixas
Tela cheia
Previous Next
O primer saiu da nécessaire de maquiagem para os cabelos. O produto promete selar a cutícula e controlar o frizz, igualando os fios porosos e deixando um aspecto aveludado sem pesar nas madeixas

O primer na maquiagem ajuda a preparar a pele e disfarçar pequenas imperfeições como marcas e ruguinhas leves. O produto, que virou um dos queridinhos das mulheres loucas por maquiagem, agora também possui uma versão para os cabelos e, além de evitar o efeito ressecado, também protege as madeixas da ação do clima e de outros fatores químicos. O primer funciona como um sérum ou leite de pentear, com textura leve e que deve ser aplicado antes de finalizar as madeixas. Ele promete selar a cutícula e controlar o frizz, igualando os fios porosos e deixando um aspecto aveludado.

Primer protege e ajuda a aumentar o efeito de finalizadores

O produto também substitui o protetor térmico, e com a ajuda de nutrientes em sua fórmula, protege e hidrata as madeixas que sofrem com escovas e chapinhas diariamente. "O primer forma uma película que protege de fatores externos. Ele encorpa o cabelo e o deixa mais receptivo aos produtos que vêm depois. Por exemplo, fios que precisariam de uma certa quantidade de mousse para modelar, vão conseguir o mesmo resultado com menos do produto por causa dessa preparação com o primer", contou a cabeleireira Ana Paula Martins, que ainda explica que além de proteger, o primer garante uma durabilidade maior de penteados por evitar o surgimento de mechas ressecadas e de fios rebeldes.

Outros produtos com a mesma característica do primer

Apesar de novidade, ainda existem poucas opções de primer nas perfumarias e lojas de cosmético e é possível substituir o efeito de preparação dos cabelos com outros produtos já disponíveis no mercado. Uma das opções são os séruns, com fórmula fluida e não gordurosa, que deixam madeixas iluminadas e nutridas com apenas algumas gotas, além de combater fios fora do lugar ou embaraçados. Para quem precisa de proteção termina, alguns óleos capilares tem ação termoativa, formando uma película protetora contra a temperatura alta de chapinhas e secadores e exterminando o frizz.

Primer prepara para finalização, mas não tem efeito antes de colorações

Se o primer ajuda a modelar os fios, os produtos pré-coloração preparam as madeixas para receber tintura. O tratamento ajuda a proteger as madeixas da química e deve ser aplicado antes da coloração, para preparar os fios danificados tratando durante o procedimento. Uma das opções de proteção é o sérum, que forma uma capa sobre a fibra capilar e proporciona mais brilho aos cabelos após a coloração, seja ela por tonalizante ou tinta permanente.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais