Beleza Extraordinária

Prender o cabelo molhado faz mal? Descubra os riscos da prática e a melhor maneira de arrumar os fios ainda úmidos

  • Prender os cabelos molhados pode causar a queda dos fios
Tela cheia
Previous Next
Prender os cabelos molhados pode causar a queda dos fios

No inverno, um dos maiores problemas no dia de lavar os cabelos é a demora para secar. E como nem sempre queremos recorrer às fontes de calor dos secadores e difusores para finalizar os fios, na hora da pressa, prender as madeixas ainda úmidas parece ser a melhor opção. Mas será que faz mal apostar em penteados antes do cabelo estar completamente seco? Confira!

Fungos no cabelo? Mito!

Muitas pessoas afirmam que o maior problema em prender o cabelo molhado é a proliferação de fungos no couro cabeludo; mas, de acordo com o tricologista Dr. Valcinin Bedin, essa história não passa de mais um mito beleza - a não ser que haja algum outro problema por trás disso: "Fungos não podem aparecer em cabelos de adultos. Se isto ocorrer, é porque a pessoa pode ter algum problema de deficiência imunológica", explica. 

Prender os cabelos molhados pode causar queda

Embora o aparecimento de fungos não passe de um mito, para quem tem o costume de prender os fios úmidos, péssima notícia: a prática pode causar alguns danos nas madeixas, inclusive a temida queda. Segundo Dr. Valcinin Bedin, o que acontece é que, molhados, os fios tendem a ser mais sensíveis - o que piora com o atrito que ocorre nos penteados. "Cabelos molhados ficam frágeis e podem quebrar mais facilmente, por isso não se deve prendê-los nessas circunstâncias", esclarece.

Além da quebra e queda, outro malefício causado pelo costume de investir em penteados logo após a lavagem é a incômoda descamação no couro cabeludo e as terríveis caspas, principalmente para aquelas que já sofrem com o problema: "Prender o cabelo molhado pode piorar um quadro de caspa já instalado, aumentando sua intensidade", esclarece o especialista. 

Jamais passe chapinha no cabelo molhado

Para quem gosta do liso bem chapado, a chapinha é a melhor amiga, mas é preciso tomar os cuidados devidos para que ela não acabe se tornando uma inimiga dos seus fios. Da mesma maneira que é prejudicial prender os cabelos úmidos, apostar nela sem que eles estejam completamente secos é um dos maiores erros que você pode cometer na hora da pressa, já que o aparelho acaba "fritando" as madeixas, deixando-as completamente desidratadas. 

Aposte em detalhes com grampos ou 'efeito wet' para sair com os cabelos molhados sem precisar prender

Já que prender os fios molhados é prejudicial, o que fazer para que os cabelos fiquem com um aspecto mais arrumado na hora de sair nos dias de pressa? A dica principal é chacoalhar bastante a raiz para que ela fique bem soltinha e distante do indesejado efeito chapado no couro cabeludo, ajudando a garantir volume mesmo com a umidade. Outra boa maneira de garantir um look bonito é prender algumas mechinhas com grampos e presilhas - criando um topete discreto ou um semi-preso básico, por exemplo. 

Para combinar com roupas formais, você também pode aproveitar o molhado natural dos cabelos para investir no moderno "efeito wet", estilizando as madeixas com gel e deixando-as com um acabamento polido.

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!