Beleza Extraordinária

Preciso reaplicar o protetor solar facial no escritório? Entenda a importância do hábito!

  • Para uma proteção maximizada contra os raios UVA e UVB é recomendável usar os protetores solares faciais mesmo em ambientes fechados como o escritório (Foto: Shutterstock)
  • O uso do protetor solar facial para o trabalho protege o rosto dos danos das radiações UVA e UVB!(Foto: Shutterstock)
  • Os protetores solares faciais com hidratantes na fórmula, além de proteger a pele contra os efeitos da radiação solar, também é um ótimo aliado para quem sofre com a pele ressecada! (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Para uma proteção maximizada contra os raios UVA e UVB é recomendável usar os protetores solares faciais mesmo em ambientes fechados como o escritório (Foto: Shutterstock)
  • Para uma proteção maximizada contra os raios UVA e UVB é recomendável usar os protetores solares faciais mesmo em ambientes fechados como o escritório (Foto: Shutterstock)
  • O uso do protetor solar facial para o trabalho protege o rosto dos danos das radiações UVA e UVB!(Foto: Shutterstock)
  • Os protetores solares faciais com hidratantes na fórmula, além de proteger a pele contra os efeitos da radiação solar, também é um ótimo aliado para quem sofre com a pele ressecada! (Foto: Shutterstock)

No período do verão, os cuidados com a proteção solar se tornam ainda mais presentes na rotina de beleza das mulheres, para evitar problemas como envelhecimento precoce e aparecimento de manchas de sol no rosto. Quem não abre mão de uma blindagem completa contra os danos da incidência dos raios UVA E UVB na pele, sabe que o protetor solar para o rosto é um ótimo aliado e não deixa de aplicá-lo mesmo nos dias que ficará apenas no escritório. Mas, como mesmo os locais fechados e com luz artificial podem aumentar a propensão do aparecimento de doenças na pele e manchas, também é importante lembrar de reaplicar o filtro durante o dia, para potencializar o seu efeito. Confira mais sobre o assunto!

As lâmpadas fluorescentes parecem inofensivas? Elas também incidem raios UVA e UVB!

O rosto é um dos locais onde se torna mais evidente os sinais dos danos solares na pele, surgindo na forma de manchas, rugas e irritação. Mesmo a incidência dos raios UVA E UVB, que podem estimular a ocorrência de câncer de pele, sendo geralmente relacionada à exposição contínua ao sol, as lâmpadas fluorescentes também incidem esses raios, mas em uma menor proporção. Por isso, ao criar o hábito de sempre reaplicar o protetor solar facial mesmo estando no ambiente de trabalho, o rosto fica blindado contra os eventuais efeitos dessa radiação no organismo!

A iluminação refletida por monitores de computador também merece um alerta especial!

Assim como as lâmpadas fluorescentes, a iluminação dos monitores também incidem os raios UVA e UVB, mas em uma menor quantidade do que a presente nos raios solares. Porém, é importante a prevenção através do uso de protetores solares faciais. Além disso os monitores retêm várias partículas, principalmente de poeiras, que podem ocasionar irritação especialmente nas peles mais sensíveis. Por isso, é importante investir em filtros solares para o rosto que também tenham em sua fórmula substâncias hidratantes para cuidar da pele!

Por que é preciso reaplicar o protetor solar facial mesmo em locais fechados?

Uma das dúvidas mais frequentes sobre o uso de protetor solar é justamente a importância de reaplicá-lo. Mas engana-se quem pensa que esse hábito decorre em função de uma perda da eficácia do produto. Segundo a dermatologista Lilia Guandhaim, o que acontece é que a potencialização da proteção é bem reduzida já que o efeito do produto é diminuído com o tempo e devido a incidência dos raios UVA e UVB.

Ainda segundo a dermatologista, os filtros solares faciais com fator de proteção maior ou igual a 30 são os mais efetivos para uma proteção completa. "Além disso, os bloqueadores ideais são, nesse caso, os que agem como uma barreira física para conseguir inibir esse tipo de radiação, por isso, os protetores com cor são os mais indicados, já que por possuir pigmentação, eles refletem a radiação e dessa forma protegem contra a luz visível", conclui.

Horário de almoço exige uma atenção especial com a proteção solar

No horário do almoço, que costuma ser entre 12h e 13h, a incidência dos raios solares costuma estar ainda mais forte do que na hora da chegada ou saída do trabalho. Por isso, outra dica indispensável é de reaplicar o filtro solar antes da hora de descanço. "Em um dia normal de escritório, o filtro deve ser aplicado pela manhã e reaplicado antes do almoço para garantir a proteção em um horário no qual ficamos mais expostos e há pico de radiação. Para mulheres que normalmente estão maquiadas, uma opção prática é o uso de filtros solares com cor, que muitas vezes pode até substituir a base da maquiagem", esclarece a dermatologista Lilia Guandhaim.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial