Beleza Extraordinária

Posso usar mais de um ácido ao mesmo tempo na pele? Veja a melhor forma de fazer o tratamento no rosto

  • Vem descobrir como usar dois ácidos ao mesmo tempo (Foto: Instagram @thetennillelife_)
Tela cheia
Previous Next
Vem descobrir como usar dois ácidos ao mesmo tempo (Foto: Instagram @thetennillelife_)

Os ácidos são grandes aliados nos cuidados com a pele. Seja para evitar a acne, conquistar uma pele lisinha ou adiar o surgimento de rugas, eles são ótimas escolhas para ajudar a alcançar seu objetivo e podem ser incluídos na rotina de beleza. Mas será que é indicado usar mais de um ácido ao mesmo tempo?

Se você é adepta dos ácidos e quer acabar com essa dúvida de uma vez por todas, a gente selecionou os ácidos mais comuns para responder a pergunta. Vem ver!

Posso fazer tratamento com dois ácidos juntos?

Para responder isso, é preciso explicar um pouco mais: você pode, sim, fazer tratamentos com ácidos diferentes ao mesmo tempo, mas não nos mesmos dias. E o motivo para isso tem mais de uma explicação. A primeira é que misturar dois ácidos na pele pode provocar uma interação entre eles, fazendo com que percam o efeito. Ou seja, seria um desperdício usá-los juntos.

Além disso, mesmo nos produtos que apresentam baixas concentrações, os ácidos são substâncias fortes - por isso, os efeitos são tão bons. Imagine juntar dois componentes fortes na sua pele ao mesmo tempo. O resultado seria uma pele extremamente sensibilizada e, provavelmente, ressecada. O contrário do que você quer atingir, né?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por YADA VILLARET (ญาดา) (@yadavillaret) em

Os ácidos podem ser usados em dias alternados

Mas, se dois ácidos não podem ser usados juntos, como fazer dois tratamentos diferentes ao mesmo tempo? A solução para isso é usá-los em dias alternados - ou em momentos diferentes do dia, se um ácido for noturno e o outro, diurno. Assim, cada um deles vai agir separadamente e não existe risco de um produto prejudicar o efeito do outro.

Para montar sua rotina de cuidados, o ideal é testar o efeito dos ácidos na sua pele antes de decidir o melhor intervalo entre eles. Quem tem a pele sensível deve deixar um dia de intervalo entre um ácido e o outro, para evitar a descamação excessiva.

Evite usar outros produtos junto com os ácidos

Assim como um ácido pode prejudicar o efeito do outro, outros tipos de produtos também podem fazer isso. Os ácidos devem ser passados na pele seca, depois da limpeza. Além disso, hidratantes muito densos e outros tratamentos faciais devem ser evitados nesses dias, já que podem anular o efeito do ácido.

A exceção para isso é o protetor solar, que deve ser usado diariamente - especialmente durante o tratamento com ácidos. Isso porque esse tipo de produto pode deixar a pele mais fina e sensível, deixando-a mais exposta aos danos causados pelo sol.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais