Beleza Extraordinária

Posso hidratar o cabelo todo dia? Saiba a frequência ideal para evitar o excesso de tratamento

  • Você sabe a frequência certa para fazer hidratação? (Foto: Instagram @syanalaniyan)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe a frequência certa para fazer hidratação? (Foto: Instagram @syanalaniyan)

A hidratação capilar é um cuidado muito importante para deixar os cabelos macios e super saudáveis, mas será que existe um limite para esse tratamento? Quando os fios estão mais danificados, muitas mulheres aumentam a frequência das hidratações e, às vezes, surge o questionamento: posso hidratar o cabelo todo dia?

Se você também tem essa dúvida e quer descobrir qual é a frequência ideal para hidratar as madeixas, a gente pode te ajudar. Vem conferir e aprender tudo!

Afinal, posso hidratar os cabelos todo dia?

A hidratação serve para repor a água perdida pelos fios no dia a dia e acabar com aquele aspecto ressecado no comprimento e nas pontas. Então, não faz mal hidratar todo dia, né? Não exatamente. Embora os cabelos mais danificados possam ser hidratados com mais frequência, o ideal é não fazer isso todos os dias.

Exagerar nesse cuidado pode fazer o seu cabelo ficar pesado e sem movimento - causando o efeito oposto ao objetivo da hidratação - chamado de efeito rebote. O melhor é aliar esse tipo de tratamento a outras opções, como a nutrição e a reconstrução, respeitando o intervalo entre cada um deles para evitar danos aos fios.

Qual a frequência ideal para as hidratações?

Isso depende do seu tipo de cabelo e, é claro, do quão danificados os fios estão. Na maioria dos casos, o indicado é que seja respeitado o intervalo mínimo de uma semana entre uma hidratação e a próxima. Se o seu cabelo estiver saudável e for normal ou oleoso, o intervalo pode ser ainda maior.

Mas é claro que essa frequência pode variar. Algumas situações podem intensificar os danos nos fios e fazer com que hidratações mais frequentes sejam necessárias para deixar o cabelo saudável. Isso é muito comum no verão, quando o sol, o cloro e o sal deixam as madeixas mais ressecadas. As químicas capilares também podem pedir que você hidrate o cabelo com mais frequência, mas isso não deve ser feito mais que uma vez na semana.

Dicas para acertar na hidratação capilar

Para acertar na hora de hidratar as madeixas, é importante observar as necessidades do seu fio. Se você tem dúvidas de como fazer isso do jeito certo, confira algumas dicas:

- Se você quer deixar os fios macios e soltinhos, não faça hidratação mais de uma vez na semana;

- Na hora de escolher os melhores produtos para você, procure sempre uma máscara de hidratação indicada para o seu tipo de cabelo, assim como você faz com o shampoo;

- A hidratação repõe a água perdida pelos fios mas, para deixar seu cabelo saudável, também é importante investir em outros cuidados, como reconstrução e nutrição.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais