Beleza Extraordinária

Porque os lábios ficam rachados? Saiba como evitar a aparência ressecada durante o verão

  • Apostar na proteção contra raios UV e beber muita água pode ser a solução para lábios incríveis no verão
Tela cheia
Previous Next
Apostar na proteção contra raios UV e beber muita água pode ser a solução para lábios incríveis no verão

Durante a temporada de frio, a preocupação com os lábios sempre aparece entre as prioridades femininas, mas o que muitas não sabem é que no verão a boca também pode sofrer com as ações de agentes externos e ganhar uma aparência ressecada e com rachaduras. As altas temperaturas da estação fazem os lábios desidratarem com mais facilidade, o que facilita que apareçam os primeiros sinais do problema.

"O clima quente dessa época do ano tão esperada faz com que percamos mais líquido (através do suor e respiração), levando à desidratação do organismo. Se o indivíduo não se hidrata adequadamente, a consequência é o ressecamento", explicou a dermatologista Danielle Aguiar, da "Clínica TheSkin". Mas nada adianta correr para comprar hidratantes labiais, se as causas do ressecamento continuam presentes, por isso, o Beleza Extraordinária separou dicas para evitar lábios rachados nos próximos meses.

Lábios também precisam ser protegidos no verão

O primeiro passo para conquistar lábios lindos durante o verão é apostar na proteção. Assim como acontece com a pele, os raios UV são grandes vilões e podem causar danos também para a boca. "A pele dos lábios é fina e muito delicada, por isso a exposição solar deixa a área mais propensa ao ressecamento, pois os raios ultravioletas queimam os lábios, deixando-os sensíveis e fragilizados e com rachaduras", alertou a dermatologista. Por isso, é indispensável investir em protetores labiais, que além de hidratar vão bloquear os efeitos solares que podem causam as rachaduras e ressecamentos da área.

Lábios rachados podem indicar desidratação

Como os lábios não contêm glándulas de óleos que protegem contra a desidratação, durante os períodos mais quentes é indispensável beber muita água. Lábios com rachaduras e ressecamentos costumam ser o primeiro sinal de que o corpo necessita de mais água, por isso vale abusar da hidratação nas estações de calor. "O ideal é andar sempre com uma garrafa de água e se hidratar de tempos em tempos", afirmou a dermatologista Danielle Aguiar, da Clínica TheSkin. Segundo a especialista, o hábito de passar a saliva para umedificar os lábios também pode ser um grande vilão da estação. "Algumas pessoas pensam que a saliva lubrifica os lábios. Pelo contrário, a acidez resseca e queima a mucosa que é fina e delicada", explicou.

Frutas cítricas também podem ser vilãs

O verão pede sempre bebidas frescas para acabar de vez com o calor. Mas como tudo em excesso pode ser prejudicial, abusar de sucos feitos com frutas cítricas, com a laranja e o limão, ou da vitamina A pode ser uma das causas da irritação labial e aparecimento de rachaduras e ressecamento.

Observar substâncias do batom e cremes dentais também é indispensável

Sempre buscando formas de valorizar a beleza natural, as mulheres mais vaidosas podem acabar prejudicando a saúde dos lábios. Algumas fórmulas de batons, e até mesmo de cremes dentais, podem conter substâncias nocivas à pele dos lábios, como lauril sulfato de sódio e propilgalato, que são causas comuns do ressecamento labial. Por isso, é importante ficar sempre atento as substâncias descritas no produtos de beleza. "O ideal é evitar batons com efeito matte e de longa duração. Eles acabam deixando os lábios com um aspecto mais ressecado. Vale usar um primer de lábios antes de usar esse tipo de batom, além de apostar em um removedor bifásico quando for retirar o batom, já que ato de esfregar com papel pode ressecar ainda mais", ensinou a dermatologista Danielle Aguiar.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!