Porque as tintas ruivas e pretas são difíceis de tirar? Entenda o que são pigmentos

Já pintou o cabelo de preto e se arrependeu? Ficou ruiva e, quando quis voltar à cor natural, continuou com reflexos vermelhos por um bom tempo? Esses casos são mais comuns do que você pensa. O responsável é o pigmento, composto químico responsáveis pelas cores da tintura.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/porque-as-tintas-ruivas-e-pretas-sao-dificeis-de-tirar-entenda-o-que-sao-pigmentos" }

Teste agora qual a melhor cor para o seu estilo

Cada cor de cabelo tem seu pigmento

Tintas de cabelo permanentes se fixam no córtex e aderem nos fios. Os pigmentos depositados saem com o uso constante de produtos e lavagem, mas deixam resíduos que afetam nas mudanças futuras de visual. A farmacêutica Fernanda Vieira explica a diferença dos pigmentos: "Substâncias específicas resultam em cores diferentes. Cada pigmento tem uma fórmula diferente e os resultados de cada cor, assim como a duração, não são os mesmos".

As tintas mais escuras têm mais pigmentos e se tornam mais difíceis de tirar, como explica o colorista Léo Costa: "Quanto mais pigmento, mais difícil de tirar. O loiro, que tem pouco, é mais fácil de cobrir no futuro. As cores mais escuras têm polímeros maiores que aderem na fibra capilar e, portanto, têm mais dificuldade de sair do cabelo nas lavagens, deixando reflexos indesejáveis. As vezes é preferível cortar do que tentar uma descoloração", indicou.

A dificuldade dos fios vermelhos e pretos

Os vermelhos são mais voláteis e saem mais rápido que outros pigmentos, mas como é uma cor mais escura, deposita muitos resíduos nos fios. O problema com os pretos é maior, porque além de um reflexo azulado insistente, ainda é a tinta mais escura da cartela de cores, e a única opção para tirar a cor é descolorir os fios. Mesmo sendo mais aderentes à fibra capilar e, portanto, mais difíceis de descolorir, as tinturas pretas e ruivas desbotam mais facilmente que as loiras. Em geral, um cabelo claro dura 20 lavagens enquanto os ruivos e pretos mantêm a cor intacta até a 12ª lavagem.

Tinta permanente x tonalizante

A avaliação também leva em conta se a cliente usou tonalizante ou tinta permanente. O tonalizante não adere aos fios, forma uma película de cor que sai com mais facilidade do que a tintura. Ainda assim, o tonalizante pode oferecer dificuldade de remoção de acordo com a aplicações frequentes do produto.

Uma das opções é a descoloração que, em algumas sessões consegue despigmentar o cabelo. "É preciso avaliar o estado do cabelo da cliente. Uma vez consegui clarear nove tons em um cabelo preto azulado em apenas oito horas, mas foi um caso à parte" conta Léo, "O importante é tirar o máximo dos pigmentos para não atrapalhar a nova coloração".

Matéria publicada em 27 de Janeiro de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/porque-as-tintas-ruivas-e-pretas-sao-dificeis-de-tirar-entenda-o-que-sao-pigmentos" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/loira-e-platinada-a-diva-pop-beyonce-muda-o-visual-para-turne", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"loira-e-platinada-a-diva-pop-beyonce-muda-o-visual-para-turne", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/396-418/412/cantora-beyonce-em-show.jpg?rev=05375f057aa3418292d6ad8d9cbc1176", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-16T12:45:10+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:14:56+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/posso-descolorir-meu-cabelo-descubra-mitos-e-verdades-sobre-a-despigmentacao", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"posso-descolorir-meu-cabelo-descubra-mitos-e-verdades-sobre-a-despigmentacao", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/posso-descolorir.jpg?rev=3481e0125de74162b47836ef68c47298", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-01-21T19:40:46+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:19:18+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/porque-as-tintas-ruivas-e-pretas-sao-dificeis-de-tirar-entenda-o-que-sao-pigmentos", "name": "porque-as-tintas-ruivas-e-pretas-sao-dificeis-de-tirar-entenda-o-que-sao-pigmentos" } } ] }