Beleza Extraordinária

Poros dilatados e cravos: entenda a relação entre os dois problemas da pele oleosa

  • Entenda como os cravos e os poros dilatados se relacionam e saiba o que causa cada um (Foto: Pixelformula)
  • O Blur Mágico é chave para disfarçar uma pele com poros muito dilatados (Foto: Pixelformula)
  • Os cravos também deixam os poros dilatados, ao mesmo tempo que o contrário também acontece (Foto: Pixelformula)
  • A proteção solar também é muito importante para evitar os poros dilatados (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Entenda como os cravos e os poros dilatados se relacionam e saiba o que causa cada um (Foto: Pixelformula)
  • Entenda como os cravos e os poros dilatados se relacionam e saiba o que causa cada um (Foto: Pixelformula)
  • O Blur Mágico é chave para disfarçar uma pele com poros muito dilatados (Foto: Pixelformula)
  • Os cravos também deixam os poros dilatados, ao mesmo tempo que o contrário também acontece (Foto: Pixelformula)
  • A proteção solar também é muito importante para evitar os poros dilatados (Foto: Pixelformula)

Quem tem pele oleosa ou mista sabe como algumas imperfeições típicas do excesso de oleosidade podem ser incômodas: além das espinhas e do brilho aparente, ainda existem os cravos e os poros dilatados. Embora também possam acontecer em peles secas e sensíveis, estes dois problemas são mais comuns nas regiões oleosas do rosto e estão intimamente ligados entre si. Entenda o que causa cada um e saiba como atenuá-los! 

Dilatação dos poros acontece por fatores como envelhecimento da pele e oleosidade

Existem alguns grandes motivos para que os poros fiquem mais aparentes: a flacidez da pele, causada pelo envelhecimento, o suor e o excesso de óleo em certas regiões do rosto são as principais. Entenda:

Envelhecimento da pele: sem firmeza, a pele estica para baixo, de acordo com a força da gravidade, e os poros ficam mais abertos. A exposição solar é a grande responsável por essa diminuição de elasticidade na pele, uma vez que provoca a formação de radicais livres que destroem as ligações de elastina. 

Oleosidade excessiva: por outro lado, a oleosidade é também vilã do tamanho dos poros, já que o excesso de óleo segura as impurezas, acumulando-as no seu interior, o que forma os temidos cravos. Assim, quanto mais "cheios" os poros estiverem, com resíduos, gordura e células mortas, mais dilatados aparentam ser.

Calor: as temperaturas altas também causam a dilatação dos poros, enquanto as frias deixam mais fechadinhos. 

Cravos são mais comuns em peles com poros dilatados 

Além de ficarem mais dilatados quando obstruídos com impurezas, o contrário também acontece: os poros abertos têm uma tendência maior a coletar resíduos no seu interior. Por isso, no verão, com as temperaturas altas e a oleosidade mais ativa, é normal aparecerem mais cravos no rosto, porque os poros também ficam mais abertos. Da mesma forma, quem mostra os poros dilatados por conta da flacidez também tende a mostrar os comedões escuros em regiões como nariz e queixo.  

Saiba como disfarçar os poros dilatados e eliminar os cravos do rosto

Para evitar ambos os problemas, é importante combinar alguns cuidados. Em primeiro lugar, é essencial manter a oleosidade da pele sob controle, apostando na água micelar e em um hidratante leve. Se a sua pele for muito oleosa, vale usar também um tônico na zona "T" para diminuir o tamanho dos poros e eliminar qualquer vestígio de impurezas e óleos. A esfoliação também é fundamental para remover e prevenir a formação dos cravos, e deve ser feita duas vezes por semana com um produto suave. 

Os cremes anti-idade também ajudam a resolver o problema pela raiz: usar protetor solar todos os dias e aplicar cosméticos enriquecidos com antioxidantes e retinol é essencial para prevenir a flacidez e a dilatação dos poros. 

Já para disfarçar, o Blur Mágico é uma excelente opção: a sua fórmula siliconada preenche os sulcos da pele deixando-a com uma textura lisa e aveludada, enquanto controla a produção de óleos garantindo um toque seco por muito mais tempo.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais