Beleza Extraordinária

Por que usar filtro solar fora praia? 5 motivos para inserir o produto na rotina

  • Usar protetor solar fora da praia ou da piscina é essencial! Descubra 5 motivos para te convencer a inserir o produto na rotina diária (Foto: Instagram @chiziduru / @nvmwendy)
  • O protetor solar deve ser usado todos os dias, fora da piscina, porque previne rugas, manchas e linhas de expressão na pele (Foto: Shutterstock)
  • Usar o filtro solar todas as manhãs, mesmo fora da praia, é essencial para prevenir flacidez, câncer de pele e acne solar (Foto: Instagram @aminamarie)
Tela cheia
Previous Next
Usar protetor solar fora da praia ou da piscina é essencial! Descubra 5 motivos para te convencer a inserir o produto na rotina diária (Foto: Instagram @chiziduru / @nvmwendy)
  • Usar protetor solar fora da praia ou da piscina é essencial! Descubra 5 motivos para te convencer a inserir o produto na rotina diária (Foto: Instagram @chiziduru / @nvmwendy)
  • O protetor solar deve ser usado todos os dias, fora da piscina, porque previne rugas, manchas e linhas de expressão na pele (Foto: Shutterstock)
  • Usar o filtro solar todas as manhãs, mesmo fora da praia, é essencial para prevenir flacidez, câncer de pele e acne solar (Foto: Instagram @aminamarie)

Usar protetor solar na praia já é um hábito para muita gente, mas aplicar o produto no dia a dia, fora dos passeios, nem tanto! Mas a opinião dos dermatologistas é unânime: o filtro solar deve ser aplicado diariamente, principalmente o facial: a pele está exposta aos raios UVA e UVB, mesmo em tempo nublado e em locais fechados, já que a luz artificial de computadores e lâmpadas também emite radiação.

A boa notícia é que existem vários tipos de filtros, para o tipo e necessidade de cada pele, o que deixa a rotina mais prática. Para te convencer da importância do produto, o Beleza Extraordinária separou 5 motivos que te farão apostar no item fora da praia. Confira!

1. O protetor solar previne rugas, como pé de galinha e bigode chinês

Rugas e linhas de expressão podem aparecer devido à genética e hábitos como fumar ou beber em excesso, mas são os raios solares um dos principais responsáveis por elas. Expor-se ao sol sem proteção causa fotoenvelhecimento porque os raios ultravioletas, ao entrarem em contato com a pele, formam radicais livres que conseguem quebrar as fibras de colágeno, que sustentam a pele e garantem uma superfície lisinha. Ao longo do tempo, o resultado pode ser um bigode chinês mais aparente ou pés de galinha mais intensos na lateral dos olhos.

Dica: hoje, alguns filtros solares faciais contam com ativos específicos que previnem rugas no rosto e no pescoço!

2. O filtro solar também previne manchas e melasma

O sol também pode causar manchas em qualquer idade e tipo de pele: mesmo o trajeto de casa para o trabalho ou uma festa a céu aberto durante o dia, por exemplo, podem deixar a pele exposta à manchinhas de vários tipos. Elas podem ser imperceptíveis a curto prazo, mas a exposição prolongada sem protetor pode transformá-las em marcas mais sérias e escuras, como o melasma, que só sai com tratamentos específicos. A dica é aplicar o protetor solar todas as manhãs e retocar o produto na metade do dia. 

3. O protetor solar com cor pode substituir a base no dia a dia

Um motivo que pode te convencer a inserir o filtro solar na rotina fora da praia ou da piscina é que o produto pode servir também como maquiagem! Basta apostar nos protetores com cor, que protegem tanto quanto os filtros tradicionais. Eles geralmente têm pigmentos que se adaptam a todos os tipos de pele, têm uma textura mais fina e fluida para não entupir os poros e, por isso, podem te dar um descanso da base de maquiagem nos dias mais corridos da semana! Nessa matéria aqui, você pode entender tudo sobre protetor solar com cor! 

4. Usar protetor fora da praia ou piscina pode evitar a acne solar

Você já ouviu falar na acne solar? Ela pode aparecer em todos os tipos de pele mas, principalmente, na oleosa e na mista. O problema acontece porque os raios solares, ao entrarem em contato com a pele sem filtro, acaba inflamando os poros do rosto. Com esses poros inflamados, surgem as espinhas com pus e sebo em seu interior. A acne solar pode aparecer no mesmo dia da exposição ao sol ou nos dias seguintes, na testa, nas bochechas, no maxilar, no queixo, nos ombros e nas costas. 

5. Filtro solar todos os dias previne o câncer de pele

Por último, mas não menos importante, o câncer de pele é 100% prevenido quando se usa protetor solar todos os dias - ou seja, mesmo que você não esteja pegando sol na praia. Ainda que haja um fator genético envolvido no desenvolvimento da doença, os principais tipos de câncer estão relacionados à exposição solar prolongada e sem proteção. A dica é usar o filtro facial todos os dias pelas manhã e aplicar o protetor corporal diariamente nas partes do corpo expostas.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema