Beleza Extraordinária

Por que temos redemoinhos no cabelo?

  • Os redemoinhos aparecem principalmente nas franjas
Tela cheia
Previous Next
Os redemoinhos aparecem principalmente nas franjas

Uma das coisas mais incômodas principalmente nos cabelos femininos e que muitas vezes impede uma boa desenvoltura da franja, é o redemoinho – um "topete" que encontra-se no topo da cabeça e determina o padrão de caimento que o resto dos fios deverá seguir.

Cientistas apontam que o "problema" surge desde a fase embrionária dos animais - não só humanos. As rotações capilares são definidas por genes que indicam a direção de crescimento dos cabelos: para frente, trás ou lado. Há, inclusive, pesquisas que relacionam a direção do redemoinho com a mão que se usa para escrever. Quem é destro geralmente apresenta redemoinhos que giram na direção horária e os canhotos apresentam o contrário. Um estudo ainda mais polêmico, de 2004, aponta que haveriam relações entre a direção do redemoinho com a homossexualidade.

Segundo especialistas, os redemoinhos nos cabelos não localizam-se precisamente somente na área da coroa, também podem estar na parte dianteira da cabeça e na nuca. O maior problema encontrado é que esse desvio de crescimento faz com que o cabelo cresça em direções diversas e arme "topetes". O redemoinho não tem "cura", já que o crescimento dos cabelos se dá pelo direcionamento do bulbo capilar.

Existem truques para domá-los, que são aplicados na realização de um corte ou na maneira como pentear e usar as madeixas. Todas as pessoas possuem algum redemoinho nos cabelos, o que acontece é que certos comprimentos e tipos de cabelo podem camuflar estas curvas com facilidade.

Redemoinho mais evidente em cabelos cacheados e com pouco peso

Quando o cabelo está muito grande, tende a ficar mais pesado e curvilíneo na raiz que cobre a área do redemoinho nos cabelos. Se o mesmo cabelo é cortado um pouco menor, o peso diminui e o redemoinho ficará visível. Em cabelos finos esse efeito é ainda mais visível quando são cortados.

Diferente dos cabelos lisos que crescem para baixo, nos cabelos cacheados o redemoinho é bem mais evidente, já que os cachos crescem para fora como molas. O ondulado ou encaracolado aceita um comprimento de, no mínimo, três centímetros sem que aparente os redemoinhos nos cabelos, menor que isso certamente eles ficarão à mostra.

Disfarce o redemoinho com alguns truques

Muitas mulheres mesmo com os cabelos lisos optam por fazer escovas de alisamento apenas na franja para facilitar no dia a dia. Mas para quem não gosta de arriscar em alisar os fios com química, uma alternativa é escovar a franja sempre que lavar os cabelos, assim poderá ser moldada com o formato desejado.

Cortes para redemoinhos aparentes

Na hora do corte acompanhe o caimento natural dos fios para evitar que os cabelos fiquem ainda mais armados e contra a posição dos redemoinhos.

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação