Beleza Extraordinária

Por que os cabelos tendem a ter mais pontas duplas no verão?

  • As agressões externas, como sol e água salgada, podem deixar os fios mais sensíveis, que tendem a se partir e formar as pontas duplas
Tela cheia
Previous Next
As agressões externas, como sol e água salgada, podem deixar os fios mais sensíveis, que tendem a se partir e formar as pontas duplas

Não há mulher que não aumente os cuidados com os cabelos durante o verão. A estação de calor costuma vir acompanhada de praia, piscinas e muita exposição solar. O problema, no entanto, é que estes agentes externos podem ser verdadeiros vilões para os cabelos, que além de ficarem ressecados e sem vida, podem começar a sofrer com as temidas pontas duplas. "Os agentes externos ressecam e danificam os cabelos. Como consequência, os fios ficam quebradiços, com frizz e pontas duplas", explicou o hairstylist Joel Buratti, do Salão Espaço Contemporâneo Square. Mas para quem pensa que a única solução para acabar com as pontinhas repartidas é a tesoura, confira dicas para prevenir e tratar os fios danificados.

Entenda o que é a ponta dupla

O fio de cabelo é composto por três camadas: a medula, que é encontrada no interior e responsável por distribuir minerais e nutrientes; o córtex, que se localiza no meio e tem a função de promover força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que se sobrepõem. Em madeixas saudáveis, esses três partes ficam unidas, o que deixa os fios sempre bonitos e hidratados.

As agressões externas bem comuns no verão, como a exposição solar intensa e sem proteção, a água salgada, o cloro, e o vento, podem fazer com que essas escamas se abram, deixando a estrutura interna exposta e enfraquecida. Por isso, os fios tendem a ficar bem mais sensíveis e se partirem no sentido do comprimento, o que forma as já conhecidas pontas duplas.

Verão pede cuidados extras para evitar as pontas duplas

Apesar de ser um problema bem comum durante a temporada de calor, com alguns cuidados extras é possível chegar ao fim da estação com cabelos lindos e saudáveis. O primeiro passo é blindar o cabelo sempre que for se expor a alguma dessas agressões. O protetor solar para as madeixas é a solução ideal para prevenir os problemas comuns da estação.

Durante todo o verão também é indispensável contar com a ajuda de shampoo e condicionar específicos para selar os fios desde o interios da fibra, evitando que as pontas repartam. Para manter os cabelos ainda mais saudáveis, vale lançar mão de hidratações capilares semanais. "A hidratação devolve o brilho e maciez aos fios. Quando o cabelo é hidratado, o fio é coberto por uma capa de proteção, impedindo a entrada dos agentes causadores de pontas duplas", explicou o especialista Joel Buratti. Produtos que contenham substâncias como ceramidas e proteínas podem também ser aliados para a restauração mais profundo dos fios super danificados.

Temas relacionados
It-ingredientes de beleza

Veja quais ativos são os queridinhos