Beleza Extraordinária

Por que os cabelos tendem a ficar mais ressecados no verão? Saiba como combater o problema

  • Saiba porque os fios ficam mais ressecados durante o verão e saiba como recuperá-los
Tela cheia
Previous Next
Saiba porque os fios ficam mais ressecados durante o verão e saiba como recuperá-los

No verão as mulheres ganham novas preocupações capilares, já que os cabelos tendem a ficar mais ressecados durante esta época do ano. Apesar dos malefícios da exposição solar excessiva, da água do mar, do cloro e do vento já serem grandes conhecidos do público feminino, poucas sabem o que ocorre com a estrutura dos fios quando está em contato com estes agentes externos. "No verão os fios ficam mais ressecados devido a exposição solar intensa, contato com a água salgada e cloro da piscina", afirmou o hairstylist Joel Buratti, do Salão Espaço Contemporâneo Square. Entenda por que os cabelos ressecam e saiba como combater o problema de uma vez por todas:

Exposição solar e água do mar e piscina são maiores vilões dos cabelos no verão

Cabelos ressecados têm ligação direta com a falta de oleosidade dos fios. O couro cabeludo é o responsável por produzir o óleo que será espalhado por toda a estrutura capilar, mas quando as agressões externas aumentam - como exposição ao sol ou poluição, contato com água do mar e piscinas - a raiz dos cabelos pode ser afetada e diminuir a produção dos nutrientes necessários para manter os fios sempre bonitos e hidratados.

Além da oleosidade natural dos cabelos, os danos causados à cutícula também podem ser verdadeiros vilões dos fios saudáveis. As escamas servem como uma camada protetora da fibra capilar e precisam estar fechadas para preservar a hidratação dos cabelos. O que acontece é que os mesmos agentes externos - comuns durante a temporada de calor - tendem a abrir a cutícula, permitindo assim que os danos penetrem na fibra capilar. "Os fios perdem sua capa protetora natural de gordura, ficando secos e sem brilho", explicou hairstylist Joel Buratti, do Salão Espaço Contemporâneo Square. O cabelo pouco hidratado deixa a fibra mais exposta, o que danifica sua estrutura normal e causa danos como o ressecamento.

Saiba como cuidar dos cabelos na temporada de calor

Como nenhuma mulher deseja terminar o verão com os cabelos ressecados e sem brilho, vale incluir alguns rituais de beleza na rotina. Além dos cuidados durante a exposição solar, que vão do uso de chapéu ou boné até a aplicação de protetores solar para os fios, alguns hábitos na hora de voltar para casa também são indispensáveis.

Hidratações potencializadas durante esta época do ano com produtos que contenham ativos, como a ceramidas e a micro-queratina, que penetram nas camadas do fio e criam uma reparação mais profunda. As famosas ampolas também podem ajudar a devolver a hidratação aos fios durante aqueles dias em que o tempo está mais curto.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!