Beleza Extraordinária

Por que o cabelo embaraça? Saiba como evitar e desfazer o nó nos fios

  • Embaçarados são causados por ressecamento. Para evitar os nós, aprenda a cuidar e desmanchar os embolados para garantir um visual perfeito
Tela cheia
Previous Next
Embaçarados são causados por ressecamento. Para evitar os nós, aprenda a cuidar e desmanchar os embolados para garantir um visual perfeito

Disputando lado a lado com o frizz o título de maior responsável pelos problemas capilares femininos, os cabelos embaraçados atrapalham o caimento dos fios e dificultam o processo de penteá-los. Além do tempo que se gasta para desfazer os nós, eles também podem contribuir para aumentar a porosidade, causar queda e ser até o motivo de doenças dermatológicas. "A principal causa do cabelo embaraçado é o ressecamento. Qualquer coisa que deixe os fios secos ajuda a aumentar o problema. Químicas, o clima, água do mar e da piscina, tudo causa o inconveniente", explicou a cabeleireira Aline Santanna.

Quanto mais ressecado, mais embaraçado

O ressecamento causa o embaraçado na maioria faz vezes porque nesse estado, as escamas da fibra capilar estão abertas. Assim como o brilho, que precisa as cutículas fechadas para refletir a luz, o processo de pentear só acontece de forma fluida se não tiver obstáculos. Essas barreiras são as escamas que, quando estão abertas, se entrelaçam como se fossem anzóis, formam nós e atrapalham o caimento. "Normalmente, cabelos finos tendem a ser mais embaraçados que os grossos porque são mais fáceis de embolar. O tipo de cabelo também influencia nesse caso, porque cabelos crespos e cacheados são mais ressecados que lisos e costumam ser mais embaraçados por isso", contou a profissional.

Tipo e textura do fio também influenciam no embolado

Apesar do ressecamento ser o vilão em quase todos os casos de embaraçado, o cabelo também pode sofrer com o embolado por outros motivos. Entre os problemas apontados pelos dermatologistas estão alguns tipos de desordens hormonais, que causam queda e mudança na textura das madeixas, além de doenças graves e raras como a síndrome de Netherton e a síndrome dos cabelos impenteáveis, que deixam os fios grossos e rígidos a ponto de, por vezes, não haver outra alternativa além de cortá-los.

Como evitar e corrigir o embaraçado

Para evitar o embolado, o ideal é investir em hidratações para recuperar a cutícula do fio. Para resultados mais rápidos, escolha shampoos, condicionadores e cremes de tratamento à base de lipídeos, como ceramidas, geleia real, e óleos naturais, que além de tratar, lubrificam as escamas, deixando-as mais soltas e evitando que os fios se juntem. O mesmo vale para finalizadores, que pelo poder emoliente, facilitam o pentear e evitam a quebra dos cabelos.

Antes de dormir: aprenda a evitar o embolado do dia seguinte

Os nós também podem ser evitados com hábitos simples. Pentear os cabelos antes de dormir, por exemplo, ajuda a evitar fios embolados ao acordar – mas evite escovar demais, pois o excesso pode causar queda e enfraquecimento, além de machucar o couro cabeludo. Depois de desembolar as madeixas, faça uma trança frouxa para acordar no dia seguinte com fios alinhados. Além de segurar toda a extensão dos cabelos, ela não danifica nem marca, Para as donas de cabelos curtos, a sugestão é investir em uma dica antiga e enrolar as madeixas ao redor da cabeça com grampos, fazendo uma touca.

Além de controlar os cabelos, a roupa de cama interfere no embaraçado. Troque os lençóis e fronhas de algodão por versões de cetim, que seguram a umidade do cabelo. A mudança também controla o grande vilão dos embaçados matinais, o atrito com o tecido, que durante a noite forma nós principalmente nas regiões da nuca e da frente da cabeça.

Como pentear cabelos embaraçados

Para tirar o embolado dos cabelos é preciso paciência. Se o embaraçado estiver localizado em mechas específicas da cabeça, não tente lavar as madeixas e desembaraçá-las ainda molhadas pois os fios estarão mais frágeis. Separe a área antes do banho, aplique um leave-in e comece a pentear delicadamente com um pente de dentes largos até que os fios estejam soltos e depois lave o cabelo normalmente.

Para embaraçados gerais, principalmente os criados por pontas muito ressecadas, o pente de dentes largos também é uma boa saída para não comprometer a fibra capilar. Penteie os cabelos a partir das pontas, desembaraçando-as, e depois subindo até chegar a raiz em movimentos de cima para baixo. Se o embolado aparecer durante o dia, leve dentro da bolsa um finalizador leve e uma escova tipo raquete para ajeitar as mechas e manter o visual dos fios.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais