Beleza Extraordinária

Por que o cabelo cai muito quando lavamos? Descubra

  • O cabelo cai mais durante o banho? Entenda a relação (Foto: Instagram @freshlengths)
Tela cheia
Previous Next
O cabelo cai mais durante o banho? Entenda a relação (Foto: Instagram @freshlengths)

Sabe quando você vai lavar o cabelo e parece que todos os fios estão se soltando e caindo? Isso é muito comum e muitas pessoas acreditam que o cabelo cai mais quando é lavado. Mas não precisa se preocupar: lavar os fios com frequência não vai fazer o seu cabelo cair - e um pouco de queda é normal!

Quer saber por que parece que os fios caem mais durante o banho? A gente conta tudo o que você precisa saber sobre a queda e como evitar que ela saia do controle. Vem aprender o que fazer para manter o cabelo forte e saudável.

Afinal, o cabelo cai mais quando lavamos?

A queda do cabelo é natural e acontece com todo mundo - é normal que você perca aproximadamente 100 fios todos os dias. Isso acontece mesmo se você não lavar ou pentear os cabelos: o que acontece muitas vezes é que os fios se soltam da raiz e continuam ali, presinhos nos outros fios.

Por isso, quando você lava o cabelo esses fios soltos saem e fica a impressão de que ele está caindo na hora. Se você passa muitos dias sem lavá-lo, a sensação pode ser ainda maior, já que os fios que caíram ficaram vários dias se acumulando na sua cabeça. Para ter uma ideia mais precisa da intensidade da queda, o ideal é não deixar um intervalo muito grande entre as lavagens.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Nathalie Muñoz Santos (@nathaliemunozx3) em

Como saber se a queda é normal?

Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem. Por isso, a queda é natural e ajuda na saúde do seu cabelo.

Mas se você acha que a queda está exagerada, isso pode ser um sinal de que seu cabelo está fraco. É importante observar a intensidade, já que quando os fios caem em tufos pode significar algum problema. Nesses casos, é importante mudar alguns hábitos, que podem intensificar a queda.

Saiba como evitar a queda dos fios

A queda excessiva pode ter vários motivos e muitas vezes pode ser resolvida simplesmente mudando alguns hábitos. Se você faz procedimentos químicos no cabelo, ela pode ser uma das causas. Evite acumular muita química nos fios e experimente aumentar o intervalo entre elas. A água quente também pode fazer com que o cabelo caia, por isso, o ideal é tomar banhos frios ou morninhos.

Se você está sob estresse, pode ser que esse seja o causador da queda. Observe se os períodos mais estressantes coincidem com as épocas em que o cabelo cai mais intensamente. E não se esqueça de procurar um dermatologista, que será capaz de identificar a causa do problema e recomendar o tratamento mais adequado.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!