Beleza Extraordinária

Por que não se deve usar produtos de beleza para o corpo no rosto? Descubra as diferenças dos cuidados com a pele

  • Posso usar creme hidratante e protetor solar corporal no rosto? Descubra! (Foto: Pixelformula)
  • Os cremes hidratantes para o corpo são menos cremosos e oleosos, ao contrário dos cremes corporais, que costumam ser mais densos (Foto: Shutterstock)
  • O protetor solar para o corpo e para o rosto também têm diferenças e o corporal pode deixar a pele da face oleosa e até mesmo com risco de espinhas (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Posso usar creme hidratante e protetor solar corporal no rosto? Descubra! (Foto: Pixelformula)
  • Posso usar creme hidratante e protetor solar corporal no rosto? Descubra! (Foto: Pixelformula)
  • Os cremes hidratantes para o corpo são menos cremosos e oleosos, ao contrário dos cremes corporais, que costumam ser mais densos (Foto: Shutterstock)
  • O protetor solar para o corpo e para o rosto também têm diferenças e o corporal pode deixar a pele da face oleosa e até mesmo com risco de espinhas (Foto: Shutterstock)

Não importa o tipo de pele do rosto - mista, oleosa ou seca - ela sempre será diferente da pele do restante do corpo. Mas será que é necessário usar 2 produtos para cada parte do corpo? A resposta é sim! Por ser mais fina, a pele da face pede cuidados bem diferentes dos cuidados corporais, e é por isso que cada produto de beleza carrega componentes, texturas e efeitos próprios. Aplicar creme hidratante, protetor solar ou um esfoliante para o corpo no rosto pode não ser lá tão vantajoso e até causar efeitos nada esperados. Saiba as diferenças de cada um! 

Sabonete comum pode ressecar a pele do rosto e causar ainda mais oleosidade

Um dos hábitos mais comuns para quem ainda não está acostumado a cuidar bem da pele é lavar o rosto com um sabonete comum, aqueles usados no banho. Ele não é indicado e pode fazer mal a todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. O que acontece é que há um choque entre o pH do rosto e do sabonete, que são incompatíveis, e isso pode ser observado ao sentir a pele do rosto "repuxando" depois de usar o produto. Porém, fique atento: isso não é necessariamente um bom sinal, já que pode causar linhas de expressão ou impulsionar o efeito rebote, que é quando a pele fica tão ressecada que produz mais oleosidade para compensar. 

Creme hidratante para o corpo pode deixar a pele do rosto mais oleosa

O creme hidratante é mais um produto que causa dúvida entre as mulheres: Pode usar o mesmo do corpo para o rosto? A resposta é negativa porque a pele do corpo costuma ser mais seca do que a pele do rosto, e por isso, os cremes costumam ser mais cremosos e densos, e deixam a pele do rosto com um aspecto "pegajoso" e "grudento", além de entupir os poros e formar espinhas. Para o rosto, o ideal é que o creme hidratante seja específico para cada tipo de pele - com textura em creme ou em gel - e que seja mais leve e fluido para absorver melhor.

Esfoliante corporal pode agredir a pele do rosto

Esfoliar o rosto é a técnica queridinha das mulheres porque deixa a pele mais lisa, macia e livre de oleosidade excessiva. E assim como a maioria dos produtos, o esfoliante também tem a sua versão para o corpo e para o rosto: a diferença está nas partículas de esfoliação, que costumam ser maiores e em mais quantidade na versão corporal para descamar melhor as células mortas dos cotovelos e dos joelhos. E por serem mais agressivas, essas partículas podem machucar e sensibilizar a pele do rosto, causando vermelhidão na face. O esfoliante facial costuma ser mais leve e em textura em gel, para entregar maior suavidade à pele. 

Protetor solar corporal pode deixar a pele do rosto brilhosa

A diferença entre o protetor solar para o corpo e para o rosto está na textura. O corporal costuma ser mais cremoso e oleoso para conseguir alcançar mais áreas do corpo e, por isso, ele pode deixar a pele do rosto brilhosa e oleosa, o que não é legal ao longo do dia e também na hora de aplicar a maquiagem, já que produtos como base e corretivo podem não fixar tão bem ou durar pouco tempo no rosto. Hoje, existem filtro solares para o rosto, que são em gel-creme e até mesmo em aerosol, que a pele absorve mais rápido e fica mais sequinha e sem brilho por mais tempo.  

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais