Beleza Extraordinária

Por que meu cabelo demora pra crescer? 8 dicas para fazer os fios crescerem fortes e saudáveis

  • Saiba o que fazer para o cabelo crescer rápido e forte com dicas certeiras (Foto: Instagram @vic_toryy)
  • Seu cabelo não crescer de jeito nenhum? Então anote as dicas da matéria para acelerar o processo! (Foto: Instagram @joslynleigh_)
  • Saiba quais cuidados manter no dia a dia para fazer com que os cabelos cresçam rapidamente (Foto: Instagram @elaisaya)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que fazer para o cabelo crescer rápido e forte com dicas certeiras (Foto: Instagram @vic_toryy)
  • Saiba o que fazer para o cabelo crescer rápido e forte com dicas certeiras (Foto: Instagram @vic_toryy)
  • Seu cabelo não crescer de jeito nenhum? Então anote as dicas da matéria para acelerar o processo! (Foto: Instagram @joslynleigh_)
  • Saiba quais cuidados manter no dia a dia para fazer com que os cabelos cresçam rapidamente (Foto: Instagram @elaisaya)

"O que fazer para o cabelo crescer?", "é preciso cortar as pontas?"e "por que ele não cresce de jeito nenhum?" são só algumas das perguntas que ficam na nossa cabeça quando as madeixas demoram demais a esticar, né?

Mas se a ideia é acabar com a ansiedade e manter o "projeto Rapunzel" firme e forte, é hora de esclarecer as dúvidas e anotar todas as dicas do que se deve fazer no dia a dia para que os cabelos cresçam fortes e saudáveis.

Continue lendo a matéria e anote os principais truques caseiros para dar uma forcinha no crescimento dos fios!

Dica #1: Comece um cronograma capilar específico para o seu cabelo

Não se engane: o cabelo só vai ter força suficiente para crescer brilhoso e saudável se estiver hidratado e nutrido na medida certa, viu? Para que isso aconteça, o segredo é começar um cronograma capilar o quanto antes!

Ao revezar os tratamentos de hidratação, reconstrução e nutrição, os cabelos ganham mais força e, de quebra, crescem muito mais bem tratados e alinhados.

Só lembre-se de procurar o cronograma adequado para o seu tipo de fio, ok? Como cabelos ondulados, crespos, lisos e cacheados precisam de cuidados diferentes, alguns detalhes mudam de um plano de tratamento capilar para o outro!

Dica #2: Tente espaçar mais as químicas nos fios

Progressivas, relaxamentos e descoloração são alguns tipos de química que podem causar a quebra e enfraquecimento dos fios, por isso, vale a pena dar um tempinho nesses procedimentos se quiser que os cabelos cresçam rápido.

Basta espaçar mais os retoques ou, então, escolher um processo químico só em vez de fazer vários juntos - como no caso de quem faz progressiva e tintura, por exemplo.

Dica #3: Massageie o couro cabeludo durante o banho

Sabia que massagear o couro cabelo estimula a circulação sanguínea na região e, por consequência, o crescimento dos fios?

É só fazer movimentos circulares com as pontinhas dos dedos por toda a região dos fios, seja durante o banho ou ao longo do dia. Alguns minutos já fazem muita diferença!

Dica #4: Corte as pontas duplas e ressecadas

Sempre que você perceber as pontas mais espigadas, ressecadas e duplas (ou até triplas), não tenha medo de passar a tesoura. Não precisa tirar muito o comprimento, basta eliminar a parte prejudicada do visual, como no corte bordado

Isso é importante para evitar que as pontas quebradiças se partam nas pontinhas e, assim, não dê para acompanhar o crescimento e nem perceber a diferença no comprimento.

Dica #5: Nem sempre é preciso cortar o cabelo a cada dois meses

Uma publicação compartilhada por (@teresaseco) em

Ainda falando sobre a tesoura, vale quebrar um mito: não, não é preciso cortar os cabelos a cada dois meses para que eles cresçam mais rápido!

O corte só vai ajudar no "projeto Rapunzel" quando for preciso aparar as pontinhas ressecadas. Cortar regularmente apenas por cortar não muda a média de crescimento de 1,5cm por mês. 

Dica #6: Evite penteados de cabelo muito apertados

Se você costumar fazer penteados como rabos de cavalo e tranças muito apertadas, vale a pena afrouxar um pouquinho o visual, viu?

Prender demais as madeixas acaba bloqueando o fluxo sanguíneo e enfraquecendo a fibra capilar - o que pode fazer com que o visual de cabelo longo demore a acontecer.

Dica #7: Tenha atenção com a alimentação

O corpo funciona como uma coisa só, por isso, não adianta cuidar muito dos cabelos e descuidar totalmente da alimentação. Para deixar os cabelos saudáveis e fortes, o segredo é regrar bem o cardápio!

Comece a beber mais água durante o dia e a dar mais atenção aos alimentos ricos em proteínas, como a carne, o queijo e o leite, por exemplo. Isso vai ajudar - e muito - a turbinar o crescimento capilar!

Dica #8: Proteja os fios ao usar secador e chapinha

Deixar o babyliss, secador ou chapinha de lado é tarefa difícil - a gente sabe! Mas para evitar que essas ferramentas quebrem os cabelos e estraguem o sonho do cabelo grande, o segredo é sempre proteger as madeixas antes do uso com o leave-in.

Dessa forma você fica livre de riscos e, de quebra, garante que os fios permaneçam nutridos e alinhados no visual.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais