Beleza Extraordinária

Por que dormir de maquiagem faz mal para a pele? Conheça os problemas que o hábito pode trazer

  • Dormir de maquiagem nunca mais! Entenda porque ir para a cama maquiada pode fazer mal para a sua pele
Tela cheia
Previous Next
Dormir de maquiagem nunca mais! Entenda porque ir para a cama maquiada pode fazer mal para a sua pele

Quem não abre mão da maquiagem conhece muito bem a regra de ouro: nunca ir para a cama sem limpar o rosto. Poucas coisas são tão prejudiciais para a saúde da pele como esquecer este passo essencial na rotina de beleza, mas afinal de contas, por que dormir de maquiagem é tão nocivo? Apolonia Sales, renomada dermatologista do Rio de Janeiro, contou em entrevista exclusiva todos os problemas que o hábito pode causar na pele. Confira!

Dormir sem remover a maquiagem do rosto causa o envelhecimento precoce da pele

Para muitas, remover a maquiagem antes de dormir é um hábito sagrado, mas outras acabam esquecendo esta etapa, o que faz com que comecem a notar alguns indesejados sinais de envelhecimento precoces. "Dormir de maquiagem aumenta a exposição da pele aos radicais livres do meio ambiente, que causam a degradação do colágeno", explica a dermatologista. "Isto acaba resultando em linhas finas da pele, rugas e ainda flacidez". É durante a noite que as células se renovam, por isso deixar os poros obstruídos com impurezas durante este período acaba dificultando o processo natural.

Ressecamento e aparecimento de acne são outros dos problemas que podem surgir

Outro problema que surge com frequência quando se esquece de remover a maquiagem é o ressecamento da pele. Regiões como as bochechas, testa e ao redor da boca podem ficar tão secas que chegam a descamar, e isto se deve ao fato de a maquiagem interferir no processo natural de esfoliação da cútis, o que a torna sem vida. Além disso, Apolonia Sales ainda alerta para as temidas acnes. "Por obstruir os poros enquanto você dorme, a maquiagem promove o aparecimento de espinhas e cravos", conta. 

Para que isto não aconteça, é essencial investir em produtos de limpeza suaves, que além de higienizarem em profundidade ainda promovam a esfoliação da pele, como é o caso dos lenços ou da água micelar. "Usar um bom demaquilante, sempre observando o lenço ou o algodão à procura de possíveis restos de cores de maquiagem, é essencial" aconselha Apolonia. "Escovas de limpeza profunda, adequadas para o seu tipo de pele também são boas aliadas, e por fim, complemente com um tônico".

Bons produtos e tratamentos em consultório são a solução

Se ficar por tempo excessivo em contato com a pele e olhos, a maquiagem também pode causar inflamações e alergias. É por isso que é essencial criar um rotina de limpeza noturna suave e delicada, e além da pele, os olhos também precisam de atenção especial. Para reverter todos os problemas causados, a dermatologista tem algumas dicas. "Além de remover toda a maquiagem meticulosamente, é essencial investir em bons cremes com substâncias que promovem a renovação celular e a produção de colágeno" conta. "Procedimentos em consultório como peelings e lasers, também devem ser procurados, para estimular o colágeno e a renovação celular".

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação