Beleza Extraordinária

Por que demaquilar a pele é tão importante?

  • O demaquilante é importante para remover as impurezas que a água e o sabão não conseguem retirar
Tela cheia
Previous Next
O demaquilante é importante para remover as impurezas que a água e o sabão não conseguem retirar

Limpar a pele é um dos mandamentos de beleza mais simples e conhecidos para conseguir uma cútis bem cuidada.

Mesmo sendo uma tarefa essencial no cotidiano das mulheres, muitas vezes pode-se ter a impressão de que lavar o rosto é o suficiente para remover a sujeira acumulada durante o dia.

A verdade é que, muitas vezes, água e sabão não conseguem remover todas as impurezas da face.

É nessa hora que entra em cena o demaquilante. Conhecido da maioria das mulheres, sua principal função é remover os resíduos restantes, que a lavagem comum não consegue alcançar.

"A maquiagem possui muito pigmento e custa a sair, então nem sempre lavar o rosto é suficiente. O removedor deixará o rosto mais limpo", explicou a dermatologista Tatiana Oddo.

Diferentes tipos de demaquilante

Assim como o protetor solar, o demaquilante possui diversos formatos e texturas. Os formulados em creme, gel ou espuma são recomendadas para remover resíduos mais leves da pele, como os de batom, sombra e blush. As maquiagens mais pesadas, de longa duração ou a prova d'água precisam de demaquilantes mais potentes.

O bifásico, como diz o nome, possui duas fases: uma líquida e outra oleosa que, quando misturadas, são eficientes para remover principalmente a maquiagem dos olhos.

"Os pigmentos para os olhos costumam ser mais fortes, assim como os rímeis à prova d'água, que necessitam de um produto em óleo para serem removidos com mais facilidade", explica Tatiana.

Essas fórmulas exigem menos passadas e provocam menos agressões. Já os mais fluídos, são suficientes para limpar as impurezas do rosto. Os lenços demaquilantes vendidos em farmácias também fazem um bom serviço.

Além deles, a água micelar também aparece como queridinha para remover os pigmentos de maquiagem da pele. As micelas agem como imãs que removem as impurezas da pele, ao mesmo tempo que hidrata e suaviza o rosto. 

Cada pele necessita de um tipo específico

Segundo a dermatologista, cada pele necessita de um tipo específico de produto. "As peles secas ou normais podem utilizar fórmulas mais oleosas sem problemas.

Já as oleosas e com tendência acneica devem preferir os lenços demaquilantes ou líquidos". É importante também escolher produtos sem cor e perfume para evitar irritações nas peles mais delicadas.

Dormir de maquiagem causa envelhecimento precoce

O uso do demaquilante é imporante para evitar dermatites e inflamações, como a acne. Uma matéria publicada recentemente pelo jornal "Daily Mail" revelou que 30% das mulheres não retiram a maquiagem do rosto antes de dormir pelo menos duas vezes por semana.

Nela, os pesquisadores concluíram ainda que o excesso de cosméticos na pele durante a noite pode causar manchas, deixar a pele seca e os cílios quebradiços. Surpresa com os resultados, a repórter do jornal, Anna Pursglove, resolveu ficar um mês sem utilizar demaquilante. Apenas lavava o rosto no chuveiro e aplicava novas camadas de maquiagem todos os dias.

Durante um mês usando lápis nos olhos, rímel, blush e gloss, Anna teve uma transformação assustadora. A cútis estava 20% pior e mais ressacada, os poros estavam maiores e a pele envelheceu cerca de 10 anos em um mês por causa da grande quantidade de detritos acumulados.

Para evitar o envelhecimento precoce por consequência do uso constante de maquiagem, Tatiana recomenda ter paciência e dedicação com a limpeza do rosto: "aplique o produto com calma, espere penetrar e depois lave o rosto com um sabonete específico para sua pele", ensinou.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação