Beleza Extraordinária

Por que alguns cabelos demoram mais para secar do que outros?

  • O tempo de secagem de cada cabelo pode variar conforme a porosidade do fio
Tela cheia
Previous Next
O tempo de secagem de cada cabelo pode variar conforme a porosidade do fio

A forma mais fácil de secar os cabelos rapidamente é recorrer ao secador. Mas algumas pessoas evitam usar o utensílio com frequência por receio de que o calor possa causar ressecamento, e preferem deixar as madeixas secarem naturalmente. O processo pode levar até 24 horas, dependendo do comprimento, espessura, textura e saúde dos fios. Além disso, fatores externos, como o clima, também podem influenciar.

Porosidade dificulta secagem dos cabelos

É comum que cabelos longos, cheios ou grossos levem mais tempo para secar do que os de comprimento médio e espessura mais fina, justamente pela quantidade e volume das madeixas. Já os crespos encontram certa dificuldade por causa do formato em caracol do fio, que retém água próximo à raiz, o que deixa o couro cabeludo úmido por mais tempo. O clima também pode ser um fator que prolonga ou diminui o tempo de secagem. Enquanto o ar seco faz com que os fios sequem mais rapidamente, a úmidade provoca o efeito contrário.

Mas, se a demora no tempo de secagem dos cabelos não se encaixa em nenhum destes casos, o problema provavelmente está relacionado a saúde dos fios, que podem estar porosos. A porosidade é determinada pela sobreposição das escamas da fibra capilar, que regula a capacidade de absorção de hidratação e nutrientes, por estar mais aberta ou fechada. Quanto mais afastadas as escamas, mais poroso o cabelo fica, o que facilita a absorção de líquidos de forma rápida e intensa, e, consequentemente, faz com que a secagem fique mais lenta.

Secagem ao natural pode ser acelerada

O secador de cabelo obviamente acelera o processo de secagem, e quanto mais quente o vento, mais rapidamente os cabelos secam. Porém, esta não é a maneira mais saudável se secar os cabelos. Quem não abre mão do utensílio deve utilizá-lo com o vento morno ou frio , com uma distância de cerca de trinta centímetros do fio, sem esquecer de passar o protetor térmico.

Já quem prefere deixar os fios secarem naturalmente também pode acelerar o processo. Invista em uma toalha de microfibra altamente absorvente para remover o excesso de água. Aperte e torça os fios delicadamente, sem esfregar, para não provocar frizz . Seque da raiz para as pontas, sempre em movimentos contínuos para baixo. Não aplique leave-in ou outro produto finalizador em cabelos muito molhados, pois eles formam uma camada ao redor do fio, deixando-o selado, o que dificulta a secagem.

Produtos promentem secagem mais rápida

Alguns produtos oferecidos no mercado de cosméticos prometem fazer com que os cabelos sequem até três vezes mais rapidamente. Isto acontece porque sua fórmula contém um óleo especial que preenche os espaços entre as escamas dos fios, que antes estavam ocupados pela água. Desta forma, a umidade fica apenas na camada superficial das escamas, e é removida mais facilmente.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais