Beleza Extraordinária

Por que a rosácea aparece? Saiba quais são os 7 fatores que pioram a vermelhidão no rosto

  • Confira algumas das situações que pioram a rosácea e saiba como evitar a vermelhidão na pele (Foto: Instagram @juliaeoverby)
Tela cheia
Previous Next
Confira algumas das situações que pioram a rosácea e saiba como evitar a vermelhidão na pele (Foto: Instagram @juliaeoverby)

Bochechas, nariz, testa e queixo bem avermelhados e com sensação de formigamento ou queimação pode ser um sinal de que a rosácea está mais inflamada do que o normal - mas afinal de contas, por que a rosácea aparece? O que piora as manchas vermelhas no rosto?

Enquanto não se descobre uma cura definitiva para esse problema, dá para tentar amenizar a vermelhidão evitando situações, alimentos e hábitos que agravam a inflamação no rosto. Quer saber quais são? Fizemos uma lista com 7 fatores que pioram a rosácea - confira!

1. Não usar protetor solar pode agravar a vermelhidão da rosácea

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

Se você não tem o hábito de usar filtro solar diariamente - e especialmente em épocas de exposição intensa ao sol - isso pode piorar e muito o aspecto avermelhado no rosto. O que acontece é que as altas temperaturas ajudam a dilatar os vasinhos que existem nas bochechas, nariz e outras partes da face, por isso usar o protetor solar é a melhor maneira de bloquear os raios de sol e evitar uma crise.

2. Banhos muito quentes pioram a sensação de queimação no rosto

E por falar nisso, outro fator que envolve calor e pode piorar o aspecto da rosácea no rosto é o banho quente. Tanto o contato da água quente quanto o vapor podem desencadear a reação avermelhada na pele e, então, piorar o aspecto da doença. O melhor jeito de driblar o problema é apostando em banhos mornos ou frios - pelo menos sempre que você puder!

3. Exercícios físicos podem desencadear as manchas de rosácea

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Marta Oria (@martaoria) em

Os exercícios fazem muito bem para a saúde do corpo e da mente, mas também entram na lista de fatores que acabam ativando a vermelhidão da rosácea na pele. De qualquer jeito, isso não significa que a atividade física deve ser eliminada da rotina, viu? Em geral, a queimação passa rápido, mas se achar melhor você também pode optar por atividades mais tranquilas como yoga, por exemplo.

4. Alimentos picantes e bebidas quentes intensificam a vermelhidão

Outra forma de gatilho para a rosácea é a alimentação. Sabia que comidas muito apimentadas e condimentadas, como curry, além de bebidas quentes, como o café, podem piorar a sensação de queimação no rosto? Isso acontece porque esses alimentos produzem calor no corpo e, consequentemente, agitam os vasinhos que passam pelo rosto - resultando na piora da inflamação. Melhor dosar e equilibrar o cardápio, né?

5. Bebidas alcoólicas podem aumentar a sensação de formigamento na pele

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Emily DiDonato (@emilydidonato) em

Por falar em bebidas, vale lembrar que o álcool (em especial o vinho tinto) é outro tipo de agente causador de piora da rosácea na pele. O motivo é o mesmo em relação às bebidas quentes: o álcool provoca uma agitação no organismo e isso acaba fazendo com que a rosácea piore, criando a sensação de formigamento e resultando no rubor característico - especialmente nas bochechas. 

6. Estresse também piora a rosácea

Está enfrentando alguma crise da rosácea sem ter provocado essa situação? Então uma possível explicação pode ser o estresse. Tanto ele como a ansiedade são alguns dos fatores psicológicos que acabam piorando (e muito) o problema na pele. Para evitar esse cenário, busque sempre alternativas que te proporcionem levar uma vida mais leve, aposte na meditação e procure atividades que te façam feliz.

7. Temperaturas extremas de frio e calor são gatilhos para a vermelhidão 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

Assim como o calor, o frio também pode ser um fator decisivo para a piora da vermelhidão na pele. Durante os períodos de temperaturas extremas é normal que a pele fique mais sensível e, por consequência, ganhe a aparência bem avermelhada. O jeito para contornar a situação é hidratar e acalmar o rosto ao máximo com a ajuda de hidratante facial, protetor solar, água micelar e máscara de argila vermelha. O combo é certeiro!

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Dicas de beleza - Pele
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais