Pontas ressecadas depois da progressiva: 6 dicas para melhorar o problema

Quem faz escova progressiva sabe que depois do alisamento as pontas podem ficar um pouquinho ressecadas e opacas, e até sem movimento. Apesar da técnica deixar os fios mais brilhosos e lisos por mais tempo, as pontas podem ficar assim por serem a parte mais "envelhecida" do cabelo - ao contrário da raiz - e, por isso, ressecam e quebram mais rápido. Mas, calma, que para tudo tem jeito: para quem não quer cortar as pontinhas, bastam alguns cuidados diários para que elas fiquem saudáveis e hidratadas. Confira 6 delas!

1. Leave-in sela as pontas e trata o ressecamento

Mais do que dar brilho e movimento às pontinhas, o leave-in consegue tratar o problema das pontas ressecadas se tiver componentes como ceramidas, por exemplo, que preenchem a estrutura danificada do fio de cabelo. O item pode ser usado em todos os tipos de cabelo, secos ou molhados. Para quem faz escova progressiva e quer fugir da oleosidade em excesso, a dica é buscar por leave-ins de texturas leves e que tenham outras funções, como desembaraçar e evitar o frizz.

2. Aposte em uma linha para cabelos danificados

Para quem acabou de alisar o cabelo e está com as pontas extremamente ressecadas, a dica é apostar, primeiro, em uma linha de shampoo e condicionador para cabelos danificados, ao invés de uma linha para cabelos alisados. Isso porque todo cabelo que passa por química precisa de reposição de massa - como queratina ou Ceramidas - e shampoos e condicionadores que contenha essas substâncias vão tratando as pontas dos fios a cada lavagem. 

3. Não esqueça da hidratação com máscaras de tratamento

Engana-se quem pensa que cabelo alisado não precisa de hidratação: as máscaras de tratamento são ótimas opções para manter os fios com progressiva mais brilhosos, macios e alinhados depois do alisamento. E para quem está com as pontas muito ressecadas e opacas, um creme com poder reconstrutor é uma das melhores opções porque fortalece a parte do fio que está sem massa capilar. 

Dica: Na hora de fazer hidratações com a máscara capilar, potencialize o efeito com uma ampola, que é carregada de nutrientes benéficos e ajuda a tratar as pontas do fios. 

4. Use o óleo capilar para fazer umectação

Para as donas de cabelo liso que têm medo de usar o óleo capilar saiba que ele não deixa os fios oleosos se for usado da maneira certa! Uma forma bem vantajosa de usar o produto é fazendo umectação. A técnica é uma das mais poderosas para nutrir o cabelo em profundidade, porque usa o produto nos cabelos inteiros por, no mínimo, 2 horas. Assim, o óleo consegue penetrar na fibra e dar bastante brilho e hidratação as partes do cabelo que estão ressecadas.

Dica: Para quem alisa o cabelo, vale evitar aplicar o óleo capilar na raiz e usar o produto apenas nas pontas. 

5. Use um pente de dentes largos para não criar pontas duplas

Pontas ressecadas podem se transformar em pontas duplas num piscar de olhos, e para evitar que isso aconteça, um hábito simples é usar um pente de dentes largos, de preferência de madeira, para desembaraçar os cabelos de forma suave. Na hora de pentear, são as pontas que mais costumam sofrer com o atrito, e se o pente for de dentes muito próximos, o risco de criar nós e quebras é maior. 

6. Se for secar com secador, use um protetor térmico para proteger as pontas

Para quem faz escova progressiva e gosta de usar o secador para manter o efeito liso por mais tempo, a dica de ouro é sempre usar um protetor térmico nos cabelos antes de ligar o secador ou até mesmo a chapinha. Esse tipo de proteção geralmente vem nos óleos capilares ou leave-ins, que contém substâncias que são ativadas pelas altas temperaturas do secador ou prancha, e formam uma película de proteção na fibra capilar, evitando que os fios quebrem.

 

Matéria publicada em 07 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/pontas-ressecadas-depois-da-progressiva-6-dicas-para-melhorar-o-problema" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/pontas-ressecadas-depois-da-progressiva-6-dicas-para-melhorar-o-problema", "name": "pontas-ressecadas-depois-da-progressiva-6-dicas-para-melhorar-o-problema" } } ] }