Pontas ralas e finas: como acabar com o problema? Confira dicas de produtos e tratamentos para recuperar os fios

Pontas ralas e na maioria das vezes ressecadas são diferentes de um cabelo naturalmente fino. Ao contrário desse tipo de fio, que costuma ser menos encorpado e sem volume, as pontas de um cabelo normal podem se tornar ralas por vários fatores: colorações, como luzes e mechas, alisamentos e relaxamentos, além da falta de corte abrem espaço para que elas se tornem pontas duplas e quebradiças. Se essa é a situação atual das suas, o Beleza Extraordinária garante que tem como tratar o problema. Saiba como!

Pontas ralas: 3 dicas para acabar com o problema no dia a dia

Antes de apostar nas principais técnicas que cuidam das pontinhas ralas - e para fazer todas elas valerem a pena - que tal caprichar nos cuidados do dia a dia? Shampoos e finalizadores certos, além de alguns cuidados básicos podem tratar e prevenir o aspecto ralo das pontinhas. 

Na hora de lavar: o ideal é apostar em uma linha de shampoo e condicionador para cabelos danificados, mas se você tem cabelos lisos ou oleosos, também vale testar uma linha para cabelos mistos. É que elas possuem agentes hidratantes que agem nas pontas, ao mesmo tempo em que não pesam na raiz por prevenirem a oleosidade. Se você tem cabelos cacheados ou crespos, aposte em linhas que contem com óleos. 

Na hora de secar: evite esfregar o cabelo com a toalha! Nesse período de tratamento das pontas ralas, tente usar uma camisa de algodão para tirar o excesso de água, "amassando" e torcendo os fios com cuidado. 

Na hora de finalizar: Essa parte é superimportante para as pontinhas porque você pode apostar no leave-in ou óleo capilar para criar uma película ao redor do fio e proteger as pontas de mais danos externos. A vantagem é que alguns leave-ins atuais também ajudam a tratar por conter substâncias de reparação, como a ceramidas. 

Máscara de reparação ajuda a deixar as pontas do cabelo mais encorpadas

Todos os tipos de cabelo perdem massa capilar e nutrientes naturalmente, por causa de agressões externas. Agora, imagine um cabelo que passa por processos químicos, como coloração ou escovas progressivas, e não são hidratados posteriormente? Eles tendem a perder ainda mais massa, principalmente as pontinhas. Por isso, a dica é começar pela reconstrução com as máscaras de reparação, que devolvem nutrientes como ceramidas e queratina ao cabelo.

Esses ingredientes podem ser encontrados em cremes de tratamento, daqueles que podem ser usados em casa mesmo, a cada 15 dias ou 1 vez por semana: a fórmula preenche a fibra capilar, de dentro para fora, encorpando o fio e deixando toda a fibra mais forte. 

Cronograma capilar também ajuda a tratar as pontas ralas

As mais interessadas em tratar as pontas do cabelo sem precisar cortar podem adicionar a máscara de reparação no cronograma capilar! Você sabe como funciona? É como se fosse uma agenda de tratamentos para o seu cabelo, que combina hidratação, nutrição e reconstrução por três dias na semana durante 1 mês. Na hora de montar a sua própria rotina para as pontas ralas, uma dica é criar a tabela que tenha a ver com cabelos danificados. Aqui, você pode conferir uma ideia interessante, e a regra básica é: a hidratação deve ser sempre o primeiro tratamento, e a reconstrução precisa ser feita de 15 em 15 dias. Confira os detalhes de cada técnica: 

Hidratação: é o ponto de partida para qualquer tratamento porque repõe toda a água que os fios acabam perdendo, inclusive as pontinhas, que é a parte mais "envelhecida" dos cabelos. A dica é buscar por fórmulas leves e detox, como as máscaras para cabelos mistos. 

Nutrição: Na nutrição, é hora de caprichar na aplicação de óleos porque é o item que devolve lipídios, ou seja, a oleosidade natural e o brilho das pontas, que ficam opacas quando estão ralas.

 

Matéria publicada em 07 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/pontas-ralas-e-finas-como-acabar-com-o-problema-confira-dicas-de-produtos-e-tratamentos-para-recuperar-os-fios" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/pontas-ralas-e-finas-como-acabar-com-o-problema-confira-dicas-de-produtos-e-tratamentos-para-recuperar-os-fios", "name": "pontas-ralas-e-finas-como-acabar-com-o-problema-confira-dicas-de-produtos-e-tratamentos-para-recuperar-os-fios" } } ] }