Beleza Extraordinária

Pontas duplas: o que são, como evitar e mais 7 dúvidas respondidas

  • As pontas duplas deixam o cabelo com aspecto espigado e opaco; saiba o que causa esse problema e como evitar! (Foto: Instagram @kristinjohns)
  •  O uso de ferramentas de calor como prancha e babyliss é uma das causas das pontas duplas. (Foto: Instagram @tacha.j)
  • Para quem quer saber como acabar com as pontas duplas, um bom começo é investir em hidratações e cronograma capilar para fios danificados. (Foto: Instagram @mrswikie5)
  • Os cabelos crespos e cacheados naturais também podem sofrer com pontas duplas e precisam de nutrição capilar para se manterem saudáveis. (Foto: Instagram @curlyhairedchik)
Tela cheia
Previous Next
As pontas duplas deixam o cabelo com aspecto espigado e opaco; saiba o que causa esse problema e como evitar! (Foto: Instagram @kristinjohns)
  • As pontas duplas deixam o cabelo com aspecto espigado e opaco; saiba o que causa esse problema e como evitar! (Foto: Instagram @kristinjohns)
  •  O uso de ferramentas de calor como prancha e babyliss é uma das causas das pontas duplas. (Foto: Instagram @tacha.j)
  • Para quem quer saber como acabar com as pontas duplas, um bom começo é investir em hidratações e cronograma capilar para fios danificados. (Foto: Instagram @mrswikie5)
  • Os cabelos crespos e cacheados naturais também podem sofrer com pontas duplas e precisam de nutrição capilar para se manterem saudáveis. (Foto: Instagram @curlyhairedchik)

As pontas duplas são um dos maiores pesadelos das mulheres que amam seus cabelos. Resultado do acúmulo de danos capilares, elas deixam os fios com aquele aspecto de palha, que é super incômodo e impacta no visual. Por isso, descobrir como acabar com as pontas duplas é um dos principais desejos de quem precisa lidar com o problema. Afinal de contas, só a tesoura pode resolver essa questão?

Se você sofre com pontas duplas e também tem dúvidas como essa, nós temos uma boa notícia: nem sempre é necessário cortar os cabelos para deixar os fios mais alinhados e bonitos. Existem tratamentos e técnicas de cuidados no dia a dia que vão desde a lavagem e a escovação até a finalização dos fios que podem ajudar a reparar a saúde e o aspecto das pontinhas. O Beleza Extraordinária selecionou as principais dúvidas das mulheres sobre pontas duplas e respondeu nessa matéria; confira!

O que são as pontas duplas e por que elas se formam nos fios?

Mesmo sendo um problema popular, muita gente ainda se pergunta o que são pontas duplas. Na prática, elas são resultado do desgaste da fibra capilar. Em resumo, os danos causados por processos químicos, mecânicos e até mesmo fatores externos, como sol e vento, ressecam os fios e danificam as cutículas do cabelo. A partir daí, o fio perde nutrientes importantes, como os lipídios, fica mais sensibilizado e propenso a quebra.

A saúde das cutículas é extremamente importante para manter os cabelos bonitos e bem tratados porque elas são uma película localizada na parte mais externa dos fios, responsável por protegê-los. Quando não temos os cuidados necessários no dia a dia e exageramos nas agressões, as cutículas se abrem e, em alguns casos, até deixam de existir. Como as pontas são a parte mais antiga e sensível do cabelo por estarem distantes do couro cabeludo, elas são mais frágeis e, com os danos, acabam se dividindo - e é assim que as pontas duplas aparecem.

Em cabelos extremamente danificados e com muita perda de cutículas, a fibra capilar pode se fragmentar em até três ou mais partes, formando pontas triplas, que deixam o cabelo com aspecto espigado e opaco. Mas afinal de contas, quais são essas ações que danificam e ressecam os fios e acabam provocando as pontas duplas?

Os relaxamentos, alisamentos e coloração são exemplos de processos químicos que deixam o cabelo ressecado e precisam ser equilibrados com cuidados constantes para não danificar os fios permanentemente. Já a escovação, a prancha, o babyliss e até mesmo a hora de pentear são exemplos de processos mecânicos que podem fazer o mesmo com as madeixas.

Como evitar pontas duplas: é possível prevenir os danos no dia a dia?

Como o cabelo com pontas duplas costuma ser um problema que dá um pouquinho de trabalho para ser corrigido sem cortar, a melhor ccoisa que você pode fazer é cuidar dos fios para evitar que eles cheguem num estado crítico. Ainda que seja impossível ter controle de fatores externos como o sol e o vento, por exemplo, você pode reduzir as agressões ao fio de cabelo para preservar a saúde dele e eviar o ressecamento - que é a porta de entrada para as pontas duplas. Dá uma olhada nessas 5 dicas que vão te ajudar nesse processo: 

Dica 1 - Invista em finalizadores com função de tratamento

Seja o leave-in ou o creme de pentear, invista em produtos com função de tratamento para que eles continuem tratando e protegendo suas pontas ao longo do dia. Escolha produtos com ingredientes que têm ação nessa região dos fios, como as ceramidas. O óleo capilar também é um grande aliado nesse momento e pode ser reaplicado ao longo do dia se houver necessidade. 

Dica 2 - Cuide do cabelo desde a lavagem

Os cuidados capilares sempre começam na lavagem, especialmente se você quer prevenir pontas duplas. Passe o shampoo apenas no couro cabeludo, evitando o comprimento e as pontas, que geralmente são mais secas que a raiz, que é mais oleosa. Na hora do enxágue, a espuma que escorrer da raiz para as pontas já será o suficiente para limpar todo o cabelo.

Dica 3 - Use protetor térmico antes das ferramentas de calor

Pranchas, secadores e babyliss podem ser grandes inimigos das pontas dos seus cabelos, provocando ressecamento e danos. Por isso, antes do uso, é preciso protegê-las com um protetor térmico, que pode ser um óleo capilar ou um leave-in. Nesse caso, a frequência também importa: tente usar os aparelhos nos fios no máximo duas ou três vezes na semana.

Dica 4 - Invista nos tratamentos do cronograma capilar regularmente

O tratamento capilar constante é fundamental não apenas para evitar as pontas duplas, mas qualquer outro dano, especialmente em cabelos quimicamente tratados. As hidratações são importantes para repor água e minerais na fibra dos fios, deixando as pontas hidratadas e macias. Já as nutrições vão repor os lipídios, prevenindo o ressecamento, a opacidade e a quebra. A reconstrução capilar ajuda a fechar as cutículas e fortalece as madeixas, combatendo os danos. Mesmo que você não tenha tempo de manter a rotina do cronograma capilar regrada, invista nesses cuidados sempre que puder.  

Dica 5 - Mantenha o intervalo recomendado entre procedimentos químicos

O excesso de químicas no cabelo causa diversos danos capilares, como o ressecamento e a quebra, que provocam pontas duplas. Por isso, recomenda-se que o acúmulo de procedimentos em um curto espaço de tempo seja evitado. Se você alisa e colore, por exemplo, espere sempre duas semanass (no mínimo) entre um processo e outro. No intervalo, cuide dos fios com hidratações e reconstruções capilares para que ele não sofra com os danos.

Como acabar com as pontas duplas? Vou precisar cortar o cabelo?

"Meu cabelo já está danificado e cheio de pontas duplas, e agora? Vou precisar cortar?" Não necessariamente. Dependendo da extensão dos danos dos fios, é possível recuperá-los sem a necessidade de um corte: você vai precisar investir tempo nos cuidados para isso. Em casos mais extremos, de pontas triplas ou muito fracas, o corte pode ajudar no processo. 

Para começar a recuperar os fios em casa, procure por linhas de tratamento capilar com foco em cabelos danificados e ressecados. Geralmente, esses produtos são compostos por ativos como queratina vegetal e óleo de rícino, que agem penetrando a fibra capilar, devolvendo nutrientes e reparando os danos. 

A queratina, por exemplo, é um ótimo repositor de massa. Já o óleo de rícino, fortalece cabelos fracos e quebradiços, além de selar a hidratação nos fios. É recomendado utilizar uma máscara reparadora ao menos duas vezes na semana. No dia a dia, não esqueça dos óleos capilares e leave-ins de finalização, que não só vão tratar os fios, como vão deixar as pontas do cabelo com uma aparência mais saudável.

Também é importante reduzir os danos aplicando menos químicas, como coloração e alisamentos, e suspendendo temporariamente o uso de ferramentas de calor até que o cabelo esteja mais forte e recuperado.

A forma de pentear o cabelo pode provocar pontas duplas?

Se você acha que a forma como está penteando os fios ajuda no desenvolvimento das pontas duplas, fique atenta: pode não ser só impressão. A maneira de pentear os cabelos também pode causar danos na fibra capilar, especialmente se eles já estiverem sensibilizados.

Para evitar o problema, procure pentear o cabelo de baixo para cima, desembaraçando as pontas primeiro. Quando você começa de cima para baixo, acaba concentrando todos os nós nas pontas e utilizando mais força para se livrar deles, o que pode causar quebra. Outra dica para desembaraçar os fios sem quebrar é começar o processo com pentes de dentes largos e só depois passar para escovas mais finas.

O cronograma capilar pode ajudar a acabar com as pontas duplas?

Sim, o cronograma capilar pode ser um grande aliado na sua batalha contra as pontas duplas. Com essa técnica - que consiste em alternar hidratação, nutrição e reconstrução - você garante que os seus fios estão recebendo todos os nutrientes necessários para se manterem saudáveis, sem ressecamento e quebra. Como o ressecamento é um dos causadores das pontas duplas, você pode montar um cronograma capilar para cabelos ressecados especificamente.

O corte com tesoura quente para tirar pontas duplas realmente funciona?

Se você resolver partir para o corte, o corte com tesoura quente é uma opção bastante recomendada para tirar pontas duplas. Ele é feito com uma tesoura de aço feito especificamente para ser aquecido, que vai remover apenas as pontinhas muito danificadas e selar as pontas permanentes ao mesmo tempo. Para esse procedimento, conte com a ajuda de um profissional de confiança.

O corte bordado também é um corte para cabelos com pontas duplas que remove o problema sem comprometer o comprimento dos fios. Ele pode ser feito em casa, já que consiste em apenas separar o cabelo em mechas e cortar todas as pontas duplas presentes nos fios. Outra vantagem desse corte é que ele pode ser feito em todos os tipos de cabelo, inclusive nos cabelos cacheados.

Quais os melhores produtos para cabelos com pontas duplas?

Os melhores produtos para tratar esses fios serão os que têm a proposta de reparação de cabelos danificados, reposição de nutrientes e selagem capilar. Por exemplo, versões que contenham óleo de coco, ceramidas, óleo de rícino e queratina na composição são muito indicados para cabelos com pontas duplas. Você pode comprar diferentes máscaras com esses ativos na lista de ingredientes e incluí-las nas diferentes etapas do seu cronograma capilar.

Como tirar as pontas duplas do cabelo alisado?

Todos os cabelos precisam de reconstrução capilar, mas os cabelos alisados precisam ainda mais. Especialmente se você combina químicas de alisamento com ferramentas de calor como a chapinha, duas agressões que danificam a fibra capilar e podem provocar muitas pontas duplas. Por isso, a reconstrução será uma grande aliada na recuperação das suas pontinhas, repondo as proteínas perdidas durante o processo de alisamento.

Tente incluir a reconstrução capilar na sua rotina de cuidados ao menos uma vez a cada 15 dias ou semanalmente em casos de fios mais danificados. Além disso, tente reduzir ao máximo o uso das ferramentas de calor no dia a dia e encape os fios com um protetor térmico caso seja necessário utilizá-las. A ponta do secador também pode ser uma inimiga: procure sempre manter o secador a alguns centímetros de distância dos fios e nunca encoste a ponta da ferramenta no cabelo.

Como acabar com pontas duplas em cabelos cacheados e crespos?

Os cabelos crespos e cacheados são naturalmente mais secos nas pontas porque o formato em espiral dos fios impede a oleosidade natural do couro cabeludo de percorrer todo o comprimento do fio. Essa característica pode facilitar o aparecimento dos nós e das pontas duplas sem os cuidados necessários. 

Mesmo cabelos cacheados e crespos naturais precisam de muita hidratação e nutrição, para dar aos fios os minerais e os óleos que eles precisam para amenizar o aspecto seco e, consequentemente, acabar com as pontas duplas. Lembre-se também dos cremes de pentear com função hidratante, muito importantes na finalização dos cachos para manter as pontas hidratadas ao longo do dia.

É verdade que as pontas duplas prejudicam o crescimento capilar?

As pontas duplas não prejudicam o crescimento do cabelo. Esse mito é bastante comum porque muitas mulheres cortam o cabelo quando as pontas estão muito danificadas, o que retarda o sonho dos cabelos longos.

Geralmente, a necessidade de cortar as madeixas surge quando os fios já estão extremamente danificados e a aparência das pontas duplas espigadas se torna um incômodo no visual. Se o seu sonho é ter belos cabelos longos e você teme que as pontinhas possam prejudicar isso, aplique as dicas de prevenção e tratamento para manter os fios saudáveis.

Outra coisa que pode acontecer é que, quando não tratadas, as pontas duplas acabam sendo porta de entrada para o enfraquecimento dos fios que causa a quebra. Nesse caso, mesmo que o cabelo cresça normalmente, você não vai reparar no aumento de comprimento. A parte boa é que mantendo os cuidados preventivos constantes, você fica longe desse problema com facilidade! 

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação