Beleza Extraordinária

Pontas duplas: entenda o que causa e saiba como acabar o problema sem precisar cortar o cabelo

  • Está com pontas duplas no cabelo? Confira a matéria para saber como recuperar os fios! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Máscaras de nutrição ajudam a eliminar as pontas duplas por devolverem os lipídios do cabelo (Foto: Instagram @tylauren)
  • Na hora da finalização, vale investir em um leave-in que trate e modele os fios ao mesmo tempo (Foto: Instagram @noamaria)
Tela cheia
Previous Next
Está com pontas duplas no cabelo? Confira a matéria para saber como recuperar os fios! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Está com pontas duplas no cabelo? Confira a matéria para saber como recuperar os fios! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Máscaras de nutrição ajudam a eliminar as pontas duplas por devolverem os lipídios do cabelo (Foto: Instagram @tylauren)
  • Na hora da finalização, vale investir em um leave-in que trate e modele os fios ao mesmo tempo (Foto: Instagram @noamaria)

Por mais que os cuidados com o cabelo estejam em dia, fatores externos - como poluição, clima, uso de ferramentos de calor ou química - podem acabar causando as temidas pontas duplas. O motivo? É que, com tudo isso, a camada que protege a fibra capilar se enfraquece e perde nutrientes importantes, causando a quebra nas pontinhas. Mas, a boa notícia é que dá para recuperar a saúde e a aparência dos cabelos seguindo algumas dicas específicas - como investir em nutrição, finalizadores de tratamento e evitar a toalha comum depois da lavagem, por exemplo. Confira a matéria para saber mais detalhes!

Como as pontas duplas aparecem no cabelo? 

Todo cabelo - seja ele liso, cacheado ou crespo - é formado por córtex e cutícula. O primeiro, que fica no meio da estrutura, garante a força; já o segundo, parte externa, regula a entrada e saída de nutrientes da fibra capilar - além de, também, ser a área em que acontecem os principais danos, como é o caso das pontas duplas. 

Mas o que acontece? Composta por várias camadas, a cutícula conta com um manto de lipídios que é responsável pela oleosidade natural das madeixas. No entanto, quando os danos acontecem, toda essa proteção é rompida e a fibra capilar é enfraquecida e afetada por vários problemas. 

Nutrição e reconstrução são os tratamentos mais importantes para recuperar os fios

Já que os lipídios do cabelo são afetados quando ocorrem danos, um dos principais cuidados para prevenir e eliminar as pontas duplas é a Nutrição. Essa etapa do cronograma capilar, que vem logo depois da hidratação, é a responsável por repor a camada lipídica da fibra - ou seja, sua oleosidade natural - através do uso de máscaras de tratamento ricas em óleos ou da técnica conhecida como umectação

Além dela - e da hidratação, é claro -, outro cuidado indispensável é fazer uma reconstrução a cada 15 dias. Como os cabelos com pontas duplas estão enfraquecidos, essa etapa será a responsável por devolver toda a massa proteica que foi perdida, uniformizar a fibra capilar e fazer com que os fios cresçam fortes e saudáveis novamente. 

Mas, mesmo com tudo isso, se as pontas estiverem muito danificadas e você desejar agilizar o tratamento, uma dica é dar uma aparada de leve no comprimento - o corte bordado é uma ótima opção para quem não quer perder comprimento - ou aproveitar a situação para atualizar o look e investir em um novo corte. 

Cuidados simples no dia a dia ajudam a evitar as pontas duplas

Além de investir em tratamentos específicos e usar produtos com fatores de proteção solar/térmica para preservar os fios dos danos externos, também vale passar a tomar alguns cuidados no dia a dia para evitar as pontas duplas - ou, se elas já tiverem aparecido, amenizar os danos para que o cabelo se recupere logo. Veja quais são eles: 

Seque os cabelos com toalha de microfibra ou camisa de algodão: Depois de lavar os fios, apostar em uma das duas opções para retirar a umidade é a dica para evitar que o atrito com a toalha tradicional cause ou aumente o problema das pontas duplas. Além disso, para quem sofre com o excesso de frizz, esse hábito ainda vai ajudar a diminuir os arrepiadinhos. 

Invista em um leave-in que garanta tratamento: Tanto para quem está com ponta dupla quanto para quem só quer evitá-las, vale apostar em cremes de pentear que finalizem e tratem os fios ao mesmo tempo. Dessa forma, além de prolongar a hidratação e modelar as madeixas, você também vai contar com nutrientes para uniformizar a fibra capilar. 

Aplique óleo nas pontinhas: Como os óleos são importantes aliados para repor a camada de lipídios do cabelo, um bom truque para turbinar a rotina de cuidados é aplicar o produto nas pontas na hora da finalização. E nem precisa ser muito: algumas gotinhas são suficientes para garantir esse cuidado extra. 

Tenha cuidado na hora de fazer penteados: Seja para variar o look, amenizar o calor ou salvar um bad hair day, todo mundo ama investir em coques, rabos de cavalo ou qualquer outra opção que deixe os fios bem presos. Mas, na hora de apostar no visual, é importante evitar elásticos ou presilhas muito apertados para que o comprimento do cabelo não acabe quebrando. 

 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação