Beleza Extraordinária

Pó descolorante: como usar + dicas para não danificar o cabelo com a química

  • Quer saber como clarear o cabelo usando pó descolorante e água oxigenada? Anote as dicas para evitar problemas durante a transformação (Foto: Instagram @honeyblondegigi)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber como clarear o cabelo usando pó descolorante e água oxigenada? Anote as dicas para evitar problemas durante a transformação (Foto: Instagram @honeyblondegigi)

O pó descolorante é indispensável para clarear os fios - seja para na hora de apostar nas luzes ou para conseguir o look de cabelos platinados em uma transformação drástica no visual. Mas afinal, como se usa o pó descolorante? Quanto tempo ele deve ficar nos cabelos

Para que a descoloração não cause nenhuma agressão aos fios e a coloração em casa saia exatamente como planejado, basta seguir algumas dicas simples. Separamos as mais importantes aqui embaixo - agora é só ler a matéria e tirar as dúvidas!

Como usar o pó descolorante? Anote o passo a passo!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jordie (@jordansimek) em

Para descolorir os cabelos em casa, o primeiro passo é fazer um teste de mechas! É por meio dele que você vai poder ter certeza se os fios estão preparados e aguentam para o procedimento. Já fez o teste e deu tudo certo? Então, os passos seguintes são:

Passo 1: misturar duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada num recipiente até que a misturinha chegue a uma consistência homogênea;

Passo 2: aplicar a mistura mecha por mecha com um pincel, dando preferência para começar sempre das pontas para a raiz - afinal, a região perto do couro cabeludo costuma clarear bem mais rápido;

Passo 3: verifique a cor a cada 5 minutos e deixe o tempo que precisar - desde que não passe de 30 minutos. Depois, quando já estiver no tom desejado, lave bem os fios com shampoo e água fria, sem deixar nenhum resíduo. 

Como escolher o volume da água oxigenada? Encontre a melhor para cada objetivo

A água oxigenada faz parte do processo de descoloração dos fios e deve ser escolhida de acordo com o tipo de clareamento que você deseja. Quanto maior o volume dela, mais clarinho você deixará o visual, e lógica seria mais ou menos que:

- para clarear de um a dois tons: água oxigenada de 10 volumes;

- para clarear de dois a três tons: água oxigenada 20 volumes;

- para clarear de três a quatro tons: água oxigenada 30 volumes;

- para clarear de cinco a sete tons: água oxigenada 40 volumes.

Importante: quanto mais alta for a volumagem da água oxigenada, mais forte ela agirá e mais rápido o cabelo vai atingir o clareamento. Se o fio já estiver um pouco ressecado, esse processo pode causar danos ao visual - logo, vale a pena usar o produto com cuidado!

Qual é o tempo de ação do pó descolorante? Veja como não prejudicar os fios

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por micheala (@michealaxanne) em

Dentro da parte de cuidados que se deve ter na hora da descoloração, um dos mais importantes é controlar o tempo de ação do pó descolorante e da água oxigenada. 

Em geral, demora um tempinho até que os fios sejam despigmentados - e isso vai variar de acordo com a cor natural do cabelo, a grossura do fio e até o tipo de química que já foi usada nas madeixas anteriormente.

De qualquer forma, é importante destacar que o tempo limite para que o descolorante aja nos fios deve ser, no máximo, 30 minutos. Depois disso, os riscos de agressão e danos ficam maiores - ou seja, melhor evitar, né?

- Se o seu cabelo ainda não tiver atingido o clareamento desejado, experimente abrir o tom aos poucos, repetindo o processo no mês seguinte, por exemplo!

Prepare o cabelo para a descoloração com o cronograma capilar para não danificar o visual 

Quer evitar o cabelo elástico e ressecamento que acabam atingindo as madeixas? O segredo é investir no cronograma capilar antes de descolorir os fios!

Repor os nutrientes, hidratar as madeixas e reconstruir a fibra dos danos do dia a dia vai ajudar a deixar o cabelo forte o suficiente para passar pelo processo, garantindo um resultado final impecável!

Por sinal, as hidratações, nutrições e reconstruções caseiras devem continuar depois da transformação do visual também, viu? Essa rotina de cuidados é indispensável para seguir cuidando dos fios e garantindo o brilho perfeito nas madeixas.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais