Penteados para noiva: como escolher o modelo ideal para cada tipo de rosto

Quando o dia do casamento se aproxima, chega a grande questão: o que escolher entre tantas opções de penteados para noivas? No meio de coques, semipresos, tranças e - por que não? - um penteado de noiva solto, uma dica de ouro que pode facilitar essa escolha é considerar o formato do rosto. Confira as dicas com os mais indicados para cada tipo - oval, redondo, quadrado ou coração - e aproveite para se inspirar se também estiver em busca de um penteado para mãe da noiva ou noivo! 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/penteados-para-noiva-como-escolher-o-modelo-ideal-para-cada-tipo-de-rosto" }

ROSTO OVAL: FORMATO PERMITE OS MAIS VARIADOS ESTILOS DE PENTEADOS DE NOIVA

 
 

O formato oval - com testa larga e contornos do rosto mais arredondados - é o mais democrático na escolha do penteado perfeito para noiva. Por ter os traços bem equilibrados, esse tipo cai bem com os mais variados estilos: esteja você procurando penteados de noiva com véu e cabelos soltos ou presos em um coque, por exemplo. O segredo aqui é levar mais em conta sua personalidade e soltar a criatividade na hora de criar o look com o cabeleireiro. 

Mas, para usar o formato oval a seu favor, a dica é evitar os penteados que escondem os traços - como os que contam com franjas muito longas - e os topetes que alongam demais o rosto. Um penteado de noiva preso que é um clássico e cai muito bem nesse caso é a trança embutida, mas também vale apostar nos coques românticos, baixos e laterais, com ou sem trançados. 

As que estão em busca de penteados para noivas de cabelos soltos também podem aproveitar a versatilidade: o rosto oval permite qualquer tipo de texturização, seja ela um liso polido ou um estilo com ondulado e cachos volumosos. 

ROSTO REDONDO: PENTEADOS PARA NOIVAS COM MECHAS SOLTAS SÃO A MELHOR OPÇÃO 

 
 

O rosto redondo - que se caracteriza pelo queixo arredondado com testa e maxilar quase do mesmo tamanho -, já pede um penteado de noiva que ajude a contornar o rosto. Por causa disso, a dica é preferir os que contam com fios soltos na região do rosto para criar uma falsa impressão de alongamento dos traços e equilibrar o look. 

Entre os penteados para noivas de cabelo médio ou longos, não faltam opções que ajudam a compor esse visual. Vale deixar os fios todos soltos - de preferência com cachos ou ondas em vez da textura lisa; fazer meio-presos com mechas laterais; coques desconstruídos e tranças bem volumosas. Se você tem o rosto redondo e está procurando penteado de noiva cabelo curto, a dica é apostar em topetes e em uma texturização que deixe as madeixas com mais volume. 

A lista de penteados para noivas cacheadas é enorme para esse formato. Como a textura e o volume do cabelo favorecem o truque de equilibrar os traços, é uma boa pedida deixar os fios ao natural - seja com um penteado preso ou todo solto. 

ROSTO QUADRADO: PENTEADO DE NOIVA COM VOLUME NAS LATERAIS É O SEGREDO PARA SUAVIZAR OS TRAÇOS

 
 

Quem tem o maxilar e a testa do mesmo tamanho, com traços bem angulosos, se enquadra na categoria ''rosto quadrado''. Para esses casos, a dica para favorecer o look é preferir os penteados de noiva que “abraçam” o rosto para que ele ganhe um contorno mais arredondado e suave. Um bom truque é concentrar o volume nas laterais - com uma divisão no meio do cabelo, por exemplo - para desviar a atenção da parte reta. 

O semipreso lateral está entre os mais recomendados para esse formato. Sofisticado e romântico, ele funciona tanto como penteado de noiva em cabelo cacheado quanto em fios lisos - que podem ganhar leves ondulações no comprimento para suavizar ainda mais o look, principalmente em cabelos curtos. Além dele, também dá para apostar nos penteados de noiva com franjas laterais e coques despojados com detalhes trançados dos lados. 

ROSTO CORAÇÃO: PENTEADOS PARA NOIVA QUE HARMONIZEM TESTA E QUEIXO SÃO OS MAIS INDICADOS 

 
 

Também conhecido como triângulo invertido, esse tipo de formato conta com um queixo pequeno e pontudo por causa da testa mais larga que o maxilar. Na escolha de penteados para noiva, o segredo é apostar naqueles que valorizem as bochechas e ajudem a criar um equilíbrio entre testa e queixo, como tranças despojadas na lateral e semipresos volumosos.

Para que coques e rabos de cavalo polidos funcionem melhor no visual, vale considerar uma franja - mas, se esse não for seu corte tradicional, pense com carinho para não correr o risco de se arrepender e ficar desconfortável no dia do casamento. 

PERSONALIDADE E ESTILO DA CERIMÔNIA DEVEM SER LEVADOS EM CONTA PARA A ESCOLHA DO PENTEADO DE NOIVA 

 
 

Levar em conta o formato do rosto é importante para ver as opções de penteados para casamento que mais favorecem os traços - afinal, tudo o que a noiva quer no dia da cerimônia é sair perfeita nas fotos e filmagens. Mas, para que o resultado seja ainda mais positivo no grande dia, a personalidade não deve ser deixada de lado. De nada adianta apostar em um coque clássico que combina com o tipo do seu rosto e está super em alta se, na realidade, você sempre buscou mais por penteados para noivas de cabelos soltos. 

Além disso, o estilo da cerimônia também deve ser considerado: se o casamento irá seguir uma linha mais boho, por exemplo, foque nos penteados que tenham a ver com essa pegada, como tranças despojadas e semipresos ondulados com acessórios discretos (versões perfeitas de penteados para noivas de cabelos longos), por exemplo. Essa dica também se aplica nos penteados para mãe da noiva, no penteado para mãe do noivo, para as madrinhas e demais convidadas, ok?. 

No mais, não deixe de procurar um cabeleireiro de confiança, que vai saber entender o que você espera e a valorizar a textura natural do seu cabelo na hora de compor o look. 

Matéria publicada em 14 de Abril de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/penteados-para-noiva-como-escolher-o-modelo-ideal-para-cada-tipo-de-rosto" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/4-penteados-diferentes-para-fazer-com-chapinha", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"4-penteados-diferentes-para-fazer-com-chapinha", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1345-4-penteados-diferentes-para-fazer-com-chapinha.jpg?rev=dc216399f92d45a19d7866b102576f54", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-09T15:15:45+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:12:17+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/tres-dicas-de-penteados-faceis-para-festa-ou-balada", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"tres-dicas-de-penteados-faceis-para-festa-ou-balada", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/modelo-com-maquiagem-colorida-e-com-coque-no-cabelo.jpg?rev=e2478d3d58ae48e990649018d04ac5c9", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-17T13:12:42+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:09:58+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/penteados-para-noiva-como-escolher-o-modelo-ideal-para-cada-tipo-de-rosto", "name": "penteados-para-noiva-como-escolher-o-modelo-ideal-para-cada-tipo-de-rosto" } } ] }