Quem já passou ou está passando pela transição capilar sabe que a maior dificuldade do período é conseguir lidar com as duas texturas diferentes do cabelo - a parte processada pela química de relaxamento ou alisamento e os novos fios que estão surgindo. Aquelas que optam logo pelo big chop não enfrentam essa dificuldade, mas as que preferem esperar as madeixas chegarem a um tamanho confortável para o grande corte vivem buscando maneiras de disfarçar o problema sem desistir do objetivo maior: ter os cachos de volta. Pensando nisso, preparamos uma matéria especial com dicas e uma galeria com mais de 50 fotos com ideias para facilitar sua vida na hora de arrumar os cabelos no dia a dia ou em ocasiões especiais. Confira!
A chapinha não é uma boa escolha para arrumar os cabelos durante o período
Ao entrar na transição, muita gente pensa que é só recorrer à chapinha para disfarçar a raiz que está crescendo e pronto! Mas, engana-se quem acha que alisar os fios é a melhor maneira de lidar com o período: a longo prazo, os novos cabelos que estão surgindo podem acabar se enfraquecendo e perdendo a definição pela tração constante com o aparelho; por isso, quem opta por uma transição capilar longa deve preferir as texturizações e penteados para arrumar as madeixas. É claro que a chapinha não está terminantemente proibida, mas vale evitá-la o máximo que puder para manter a saúde dos fios e deixar os cachos crescerem mais bonitos.
Abuse dos acessórios
Sabe quando chega o mês de retocar a progressiva e você já começa a ficar incomodada com a raiz natural aparecendo? Então, esse é um dos momentos mais difíceis da transição, pois - provavelmente há anos - você não está acostumada com aqueles novos fiozinhos destoando do restante dos cabelos no visual. Mas, acredite: em termos práticos, essa etapa inicial é uma das mais fáceis de disfarçar a textura diferente, já que basta recorrer a acessórios, como tiaras, arcos, bandanas e turbantes, para disfarçar os dedos de raiz natural que começam a surgir. Nas pontas - que ainda estarão com o efeito liso da progressiva ou com os cachos mais abertos do relaxamento -, a dica é passar um bom finalizador, amassando bem os cabelos, para começar a descobrir o volume e o novo aspecto das madeixas.
Quando o cabelo já estiver com uma grande parte ao natural, não será mais a raiz que destoará no visual, mas, sim, as pontas modificadas pela química no comprimento. Nessa fase, também vale recorrer aos acessórios para arrumar os fios no "bad hair day" e incrementar os penteados que ajudam a disfarçar as diferentes texturas.
Recorra às texturizações para igualar os fios
Durante o período de transição, é importante ter em mente que não são os novos fios que devem se igualar com os antigos, mas, sim, o contrário; por isso, procure descobrir texturizações que funcionem na parte processada pela química e que disfarcem ao máximo as duas texturas. Opções não faltam para criar cachos - desde os tradicionais bigudinhos e bobes às técnicas de dedoliss, coquinhos e twists -, e elas ainda podem ajudar a finalizar penteados para ocasiões especiais que não ficam muito arrumadinhos com as pontas diferentes se destacando na produção.
Use penteados práticos, como coques, semi-presos e tranças
Nos dias de correria ou até mesmo de preguiça, a dica é investir nos penteados que escondam as pontas alisadas sem que seja preciso cacheá-las com as texturizações. Quando a parte lisa ainda tem muito destaque, opte pelas tranças ou coques para escondê-las o suficiente; mas, quando a transição capilar já estiver na reta final, dá para investir nos semi-presos e rabos de cavalo sem medo, já que, em geral, o cabelo natural já estará se sobressaindo no look, com apenas a parte da frente mais prejudicada pelo aspecto liso e falta de definição - principalmente se você tiver recorrido a um bom corte para já ir eliminando as pontas diferentes no decorrer do processo.
Box Braids são opções estilosas e práticas
Se você é do tipo que não tem paciência ou habilidade para penteados e nem tem tempo para fazer texturizações, a saída é recorrer às box braids enquanto espera o momento do big chop. Além de super estilosas, essas trancinhas sintéticas são opções práticas para o dia a dia - basta fazer a manutenção correta para que os novos fios não acabem prejudicados pela extensão. Para as mais moderninhas, ainda dá para investir nas cores fantasia para exibir um visual diferente e fora do tradicional.