Os cabelos curtinhos estão com tudo e, recentemente, muitas mulheres aderiram a um comprimento menor devido a tendências como os cortes pixies e os bobs. Assimétricos e desfiados, os formatos desses fios mais curtos já costumam ser um charme em si, mas há quem sinta falta de estilizar as madeixas. Se por um lado fica difícil reproduzir as mesmas tranças e coques que eram usados quando o tamanho dos fios era maior, existem novas formas de dar um toque a mais no visual. Confira na galeria 45 penteados usados por famosas que sabem como incrementar seu curto.
Babyliss e finalizadores com alta fixação são as melhores pedidas para modelar o seu curto
Para deixar os cabelos curtos cheios de estilo a chave é aprender a modelá-los. Os finalizadores como gel, pomada e spray ajudam a criar topetes e arrepiar levemente os fios que ainda não têm comprimento suficiente para ser presos. O ideal é usar apenas uma pequena quantidade de produto para não deixar o cabelo pesado: como os fios são muito pequenos, qualquer excesso vai ficar visível. Outra dica é sempre espalhar esse tipo de produto nas duas mãos antes de aplicar: isso vai ajudar a distribuir o finalizador de forma uniforme em toda a cabeça sem que ele fique concentrado apenas em alguns pontos.
Já o babyliss é a principal forma de conseguir o ondulado bagunçadinho que é febre no momento. Como essa ferramenta exige um comprimento um pouco maior de cabelo, são as mulheres com cortes bobs que costumam aproveitar mais: a dica é escolher um babyliss com diâmetro médio e aplicar somente nas pontas para não queimar o couro cabeludo. Vale fazer ondulações leves em mechas aleatórias para conseguir um visual moderno ou então criar ondas mais definidas como aquelas que imitam os penteados dos anos 1920.
Aprenda a adaptar: curtos também podem ser presos com coques, tranças e rabos de cavalo
Uma das principais reclamações de quem corta o cabelo curtinho é não poder mais fazer os penteados de sempre, mas essa galeria mostra que adaptação é a palavra-chave. Na hora de criar coques aposte nos modelos banana, que enrolam os fios na vertical não exigindo muito comprimento, e naqueles que são presos na nuca: mesmo que a estrutura do coque fique bem apertadinha pela falta de cabelo o resultado é um look sofisticado. Não é preciso se preocupar se nem todas as partes do cabelo conseguem ser presas: se a franja não se juntar ao coque, por exemplo, deixe ela solta na frente como um charme ou use gel para deixá-la mais colada ao couro cabeludo.
As tranças também podem ser adaptas e, embora não dê para fazer aqueles modelos que descem pelas costas ou caem sobre os ombros, é possível fazer modelos tão charmosos quanto esses. Aposte nas franjas trançadas, que dão um charme especial aos curtinhos, e nas tranças embutidas, que são feitas coladas ao couro cabeludo e podem ser presas na nuca. Mais uma vez não é preciso se preocupar se os fios curtinhos ficarem saindo um pouco da trança: isso dá um aspecto despojado que está bastante em alta nos penteados das famosas.
Acessórios ajudam a dar um toque especial aos fios curtos
Quando os fios são pequenos, a forma mais fácil de incrementá-los é através de acessórios cheios de estilo. Fivelas presas na lateral da cabeça são opções delicadas para as mais românticas na forma de um laço ou de uma pequena flor. Para as que gostam de garimpar, também é possível encontrar fivelas mais moderninhas, em formatos gráficos e com acabamento metalizado. Outras ótimas aliadas são tiaras, que ganham bastante destaque no caso dos curtos e ajudam a criar visuais mais elaborados: pode ser um modelo de pérolas, de spike ou aqueles lisos mais comuns - o efeito é sempre um charme a mais. Os grampos também são bons parceiros e, além de prender pequenas mechas, também podem aparecer se transformando em charmosos detalhes.